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  • 26 de abril 2018

5 motivos para adotar a Gestão de Fornecedores

A Gestão de Fornecedores é uma área que auxilia o setor de compras a manter suas estratégias e garantir um processo de avaliação mais eficiente, garantindo quantidade, qualidade, prazo e preços satisfatórios para produtos e insumos.

Se você tem uma empresa, muito provavelmente já tenha percebido a importância que o departamento de compras possui. Afinal, é ele que garante que os processos, como produção e atendimento, tenham continuidade de forma satisfatória. E, para contribuir que isso realmente aconteça, existe a Gestão de Fornecedores.

A área proporciona vantagens competitivas, possibilitando que as empresas se destaquem perante a concorrência e ofereçam produtos de qualidade com preços mais acessíveis aos clientes, o que pode ser uma garantia de sucesso. Mas afinal, o que compõe essa gestão, como fazer e por que é essencial aplicar nas organizações? É isso que vamos mostrar a seguir!

O que é a Gestão de Fornecedores

O mercado atual e o novo perfil do consumidor trouxeram com eles uma concorrência mais acirrada e, com isso, a necessidade de as empresas oferecem diferenciais para o mercado. Uma maneira de se fazer isso é por meio da Gestão de Fornecedores.

Em linhas gerais, a área atua com a seleção, avaliação e homologação de fornecedores, assim como sua manutenção em cadastros e bancos de dados que organizam contatos e servem de referências para as negociações.

Ou seja, a empresa ganha vantagens competitivas por conseguir ofertar produtos com bom preço, qualidade e no prazo combinado com o cliente.

Ao contrário, os negócios que não contam com esse processo têm mais dificuldade em se destacar perante à concorrência e, com isso, podem clientes, vendas e rendimentos.

Como fazer o processo na prática

A Gestão de Fornecedores deve começar com a seleção de cada um deles. Essa decisão deve ser realizada de forma criteriosa e de acordo com as particularidades dos produtos ou serviços que devem ser comprados. O processo envolve três características básicas: qualidade, preço e entrega.

Para que as compras sejam satisfatórias, os fornecedores devem oferecer, portanto, valores acessíveis, qualidade, bons preços e prazos de entrega confiáveis, os quais devem estar de acordo com as necessidades da empresa.

Em linhas gerais, os fornecedores devem contar com alguns elementos fundamentais, que são:

  • habilidade técnica, com o oferecimento de produtos que atendam as especificações exigidas;
  • capacidade produtiva, a qual atenda às especificações e produza o máximo no menor tempo possível;
  • confiabilidade, com boa reputação no mercado;
  • pós-venda, com bom atendimento e possibilidade de suporte técnico ou reposições, caso necessário;
  • localização, para que seja estratégica e a atuação do fornecedor mais rápida quando houver necessidade;
  • preços, os quais não precisam ser necessariamente os mais baixos, mas devem oferecer o melhor custo-benefício.

Após selecionar os fornecedores, a empresa deve realizar a homologação, que se trata de confirmar que eles realmente atendem as demandas necessárias para o bom andamento do negócio. Para que isso aconteça, é importante haver confiança e transparência no relacionamento.

Isso quer dizer que a organização e os fornecedores devem atuar em conjunto em prol das melhores soluções, as quais ofereçam vantagens competitivas.

Para que os fornecedores sejam homologados devem ter boas referências no mercado, estar em dia com documentações e exigências fiscais que comprovem seu profissionalismo, além de contar com qualificações referentes à área em que atuam.

5 motivos para contar com a Gestão de Fornecedores

Como você pôde ver até aqui, uma Gestão de Fornecedores traz diferenciais e vantagens em relação à concorrência, mas os benefícios não param por aí. Confira agora mais 5 motivos para se contar com o processo:

1. Reduz custos

Para uma empresa toda economia é bem-vinda, não é mesmo? Pois a Gestão de Fornecedores contribui para isso aconteça, já que se reduz tanto os riscos financeiros quanto comerciais para o negócio. A partir desse trabalho se evita, por exemplo, prejuízos causados por produtos de má qualidade ou entregues fora da data.

2. Maior poder de negociação

A partir de um momento em que se conta com uma gama de bons fornecedores, as possibilidades de negociação são muito maiores. Isso porque, dessa forma, a empresa compradora pode confrontar preços e promover disputas entre concorrentes. Dessa forma, só tende a ganhar.

3. Maior valor agregado no produto

O produto final de uma empresa, seja um restaurante ou um salão de beleza, por exemplo, depende da qualidade de sua matéria prima. Partindo desse ponto, é possível afirmar que os fornecedores são os grandes responsáveis para que isso aconteça, por isso é importante escolhê-los de forma criteriosa, como citamos.

4. Diminuição de riscos da falta de produtos

A falta de produtos em estoque é um grande pesadelo para qualquer negócio, já que, sem eles, as vendas ficam paralisadas e se perde lucratividade. Quando se conta com a Gestão de Fornecedores dificilmente isso irá acontecer, já que na falta de um fornecedor, é possível entrar em contato com outros que poderão atender as demandas.

5. Possibilita atendimento personalizado

A Gestão de Fornecedores permite uma maior proximidade com aqueles que irão entregar os produtos e matérias primas que sua empresa necessita. Com isso, é possível contar com oportunidades vantajosas e ser atendido de forma personalizada sempre que necessário.

A partir do que foi tratado em nosso post, você pôde avaliar como anda a Gestão de Fornecedores em sua empresa? Acha que ele pode ser melhorado? Então não perca tempo e desenvolva esse processo em seu negócio o quanto antes para que ele venha a ter mais sucesso.

Acha que esse material pode ser útil também para os seus conhecidos? Conheça as melhores práticas na gestão de compras.

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