Blog Pro Security
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
Homety
  • 12 de junho 2018

Terceirização de serviços em condomínios: vantagens e desvantagens

Em função do aumento no número de condomínios e dos espaços comuns oferecidos por eles, é cada vez maior o volume de atividades necessárias para um bom aproveitamento das áreas comuns e da boa gestão. Por isso, uma alternativa muito procurada por síndicos tem sido a terceirização de serviços em condomínios.

Hoje, além de analisar a questão de valores disponibilizados para colaboradores contratados ou terceirizados, tem-se levado em conta outros fatores, como eficiência, agilidade, excelência, tranquilidade para o síndico, confiança, qualidade e o uso da tecnologia.

Esse foi o caso da síndica, Claudia Mercadante, que em entrevista à revista Direcional Condomínios, comentou que quando assumiu a função havia 15 funcionários contratados no condomínio, porém o serviço estava deixando a desejar.

Por isso, dispensou toda a equipe e contratou uma empresa terceirizada, a qual inclusive reaproveitou alguns colaboradores. Porém, a primeira tentativa não teve os resultados esperados e então a síndica fez uma nova contratação e a empresa trouxe a eficiência que esperava.

Hoje o condomínio, que tem 30 prédios e 600 apartamentos, teve toda a gestão reorganizada e dispões de mais profissionais e novos processos em relação à acesso, segurança interna, manutenção, limpeza, jardinagem, entre outros.

Leis trabalhistas e terceirização de serviços em condomínios

Em 2017, por meio da lei 13.429, o governo atualizou a legislação anterior e consolidou a terceirização como uma forma de contratação. Além disso, houve também a introdução da nova lei federal 13.467/17, a qual fez diversas alterações nas relações de trabalho.

çeşme escortSobre a terceirização de serviços em condomínios, a legislação fala que “considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica, de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua situação”.

Essas mudanças e novidades trouxeram mais segurança jurídica tanto para os condomínios que contratam quanto para as empresas prestadoras de serviço, além de melhorar e deixar mais claras as relações trabalhistas.

Hoje, por exemplo, quem terceiriza precisa oferecer ao terceirizado as mesmas condições de higiene, segurança e salubridade oferecidas aos profissionais contratados diretamente pelo condomínio. Além disso, os locais de alimentação, vestuário e outros não poderão ser distintos entre os colaboradores, independente do tipo de contratação.

Conheça agora vantagens e desvantagens da terceirização de serviços em condomínios

Como dissemos, a terceirização de serviços é uma realidade e, com as alterações nas leis trabalhistas do Brasil, ela vem ganhando cada vez mais mercado. Porém, como em qualquer questão há vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas pelos síndicos e condôminos antes de se tomar alguma decisão. Veja agora quais são elas:

Vantagens

  • o síndico não precisa se preocupar com a gestão de colaboradores, já que essa é uma responsabilidade da empresa prestadora de serviços;
  • o quadro de funcionários estará sempre completo, pois a terceirizada deve realizar a reposição sempre que houver ausência de algum prestador de serviço;
  • o síndico não tem que lidar com questões burocráticas em relação às leis trabalhistas, porém é importante que confira se a prestadora está em dia com essas obrigações;
  • qualidade na execução de serviços, já que, além de possuir mais conhecimento no serviço oferecido, para manter uma boa reputação a empresa de terceirização de serviços deve contar com profissionais capacitados em cada área;
  • mais tempo para o síndico resolver outras questões importantes ao condomínio.

Desvantagens

  • má escolha da empresa da terceirização, o que pode acarretar dores de cabeça. Por isso é importante verificar uma série de requisitos antes de fechar negócio;
  • serviços de má qualidade, o que também é decorrente de uma escolha equivocada;
  • rotatividade de prestadores de serviço, o que pode trazer uma sensação de insegurança aos moradores;
  • os custos para a terceirização de serviços costumam não ser menores aos da contratação formal, porém, como comentamos, outros aspectos importantes também devem ser levados em conta.

As áreas da terceirização de serviços mais utilizadas pelos síndicos são para portaria, zelador, jardinagem, vigilância, manutenção, limpeza, entre outros. Isso porque é perfeitamente possível ter modelos mistos, com profissionais contratados e terceirizados, de acordo com a decisão do síndico.

A dica é contar com um gestor que não faça parte do quadro de funcionários da empresa terceirizada para que possa supervisionar o serviço, passar orientações necessárias e cobrar a qualidade prometida em contrato.

Nosso artigo sobre terceirização de serviços foi útil para você? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão de condomínios? Você pode se interessar também por nossas dicas para a contratação de empresa de segurança e serviços de limpeza.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta


AnteriorAnteriorRedes sociais para condomínios: o que você precisa saber
PróximoGestão de terceirizados: como mantê-los conectados à empresaPróximo

Procurar matérias

Instagram Facebook Twitter Youtube Linkedin

Institucional

  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios
  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios

Serviços

  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais
  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais

Contato

  • (11) 3512-8100
  • comercial@prosecurity.com.br

Endereços

  • Sede: Av. General Cavalcanti de Albuquerque, 75, Morumbi - São Paulo - SP

  • Filial Londrina: Rua Euclides da Cunha, 8,
    Shangri-lá, Londrina - PR

    Filial Jundiaí: Rua Dr. José Romeiro Pereira, 40 - Vila Boaventura - Jundiaí/SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção: Avenida Adolfo Pinheiro, 2100 - Santo Amaro
    São Paulo - SP
Pro Security: Segurança Patrimonial, Portaria Remota e Serviços

Pro Security Serviços Especializados LTDA CNPJ: 56.566.292/0001-89

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados a Pro Security.

LIGUE AGORA
(11) 3512-8100
SOLICITAR ORÇAMENTO