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RH e a difícil missão de produzir a motivação no trabalho

  • julho 10, 2018
  • 1 comentário

A motivação no trabalho é a união de comportamentos e razões que levam os profissionais a terem disposição, vontade e comprometimento com as atividades que devem ser desempenhadas por eles em uma organização.

A rotina em uma empresa, por si só, pode ser cansativa e até mesmo desgastante. Porém, quando os colaboradores atuam com motivação no trabalho, o dia a dia se torna mais agradável e, com isso, as atividades podem ser desempenhadas com mais dedicação e produtividade. E isso, como você pode imaginar, se reflete diretamente nos resultados da organização.

Mas afinal, do que se trata a motivação no trabalho? A missão de manter os colaboradores motivados é só do RH? O que leva à desmotivação e como contorná-la? E o que você confere nesse post!

O que é motivação no trabalho?

A motivação é o que leva as pessoas a desempenharem suas atividades cotidianas com dedicação, esforço e energia. No caso das empresas, é ela que impulsiona os colaboradores a entregarem os resultados que se espera. Ao contrário, quando não há equipes desmotivadas a máquina não anda como deveria e isso pode levar ao insucesso.

Portanto, é essencial que as empresas integrem a motivação no trabalho dentro de sua estratégia organizacional, para que assim seus funcionários atuem com afinco para alcançar as metas e objetivos traçados.

A missão de motivar é somente do RH?

Como o setor de Recursos Humanos lida diretamente com a gestão de pessoas, consequentemente ele é um dos grandes responsáveis por observar e manter a motivação dos colaboradores no trabalho, a qual está diretamente ligada ao grau de comprometimento e os impactos que isso traz para os resultados da empresa. E, no caso de detectar problemas, deve criar ações para aumentar a motivação quando ela está baixa.

Porém, essa missão é somente do RH? A resposta é não! Isso porque, além dos profissionais desse setor, está a liderança. Os líderes são capazes de influenciar seus semelhantes de maneira a fazer com que eles caminhem em direção aos objetivos da empresa.

Isso acontece quando eles se importam em agregar, fortalecer vínculos, orientar e conduzir formas de atuação, solucionar problemas e servir de referência para as equipes. E essa proximidade funciona como um gatilho para a motivação no trabalho.

Por isso, enquanto os Recursos Humanos devem atuar de forma global, abrangendo toda a empresa, o líder deve agir de maneira mais focada nos indivíduos e suas particularidades, o que refletirá em sua satisfação e no sucesso da organização como um todo.

Quais são os fatores de desmotivação?

Para que a motivação no trabalho seja trabalhada pela empresa no sentido de tornar os colaboradores mais entusiasmados para a realização de suas atividades, é importante conhecer alguns fatores que podem acabar ocasionando desmotivação e, portanto, devem ser contornados. Veja alguns deles:

Falta de reconhecimento

Apesar de muitos pensarem que reconhecimento esteja ligado somente à salários e bonificações, ele é muito mais do que isso. Um colaborador se sente reconhecido quando os líderes exaltam suas ideias, atitudes e resultados, fazendo com que tenham vontade de continuar contribuindo para os bons resultados.

Ao contrário, quando a empresa não demonstra valorização pelos profissionais que lá atuam, dificilmente a motivação no trabalho irá acontecer.

Comunicação ineficiente

Uma comunicação assertiva é fundamental para o bom andamento de uma organização, pois permite que os colaboradores conheçam os valores, propósitos e metas e saibam os caminhos a seguir para atingir objetivos. E, por outro lado, abre um canal para que eles emitam opiniões e sejam ouvidos. Já uma comunicação ineficiente gera confusão, insatisfação e, consequentemente, desmotivação.

Falta de feedbacks

Como um colaborador saberá se está atuando da maneira esperada pela empresa se ele não conta com feedbacks constantes? E, ainda, como evitará o retrabalho se não sabe os caminhos a seguir? Isso, certamente, é um dos fatores de desmotivação no trabalho que devem ser repensados.

Conflitos entre equipes

Em um ambiente em que a competitividade está acima da colaboração entre as equipes, os conflitos podem se tornar comuns e, com isso, o clima organizacional fica comprometido. Dessa forma, é fácil que os colaboradores sintam-se desanimados até mesmo em ir trabalhar, quanto mais em cumprir metas e objetivos estabelecidos.

Metas medíocres ou inatingíveis

A desmotivação em função das metas se dá de duas formas: metas impossíveis e aquelas sem nenhum grau de desafio ou dificuldade. Ambas não são atrativas e nem consistentes, fazendo com que os profissionais não se sintam motivados no trabalho.

Atitudes que auxiliam na motivação

Assim como há diversos fatores que desmotivam os colaboradores em sua atuação, a motivação no trabalho pode ser estimulada por meio de algumas atitudes. Confira quais são elas:

  • delegar responsabilidades, para que cada colaborador sinta-se uma parte importante da organização;
  • investir no clima organizacional, pois quando os funcionários atuam em um ambiente agradável e positivo, a motivação no trabalho só tende a aumentar;
  • elaborar e apresentar planejamentos onde constem metas claras e tangíveis;
  • fornecer feedbacks constantes que contem com elogios para o bom desempenho e críticas construtivas que sirvam como oportunidades de melhoria;
  • propiciar condições para o crescimento dentro da empresa, seja por meio de planos de carreira ou investimento em treinamentos e capacitações;
  • estabelecer uma comunicação assertiva, a qual transmita os valores, propósitos, metas e novidades da empresa e também incentive a interação e opinião dos colaboradores;
  • desafiar os colaboradores a darem o melhor de si diariamente;
  • questionar os colaboradores sobre os sentimentos a respeito da empresa e quais aspectos poderiam ser melhorados para ampliar sua motivação no trabalho;
  • estabelecer relacionamentos próximos, saudáveis e produtivos.

Como dissemos, a motivação no trabalho é um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma empresa.

Portanto é essencial que gestores e profissionais de RH se unam para fazer com que os colaboradores estejam sempre entusiasmados para contribuir com as metas propostas. Dessa forma, todos tendem a ganhar.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão? Descubra também como realizar a gestão de funcionários terceirizados e mantê-los motivados.

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1 comentário até agora

Alex Publicado em07:46 - 16 de fevereiro de 2021

Valeu ai pelas informacoes. Muito bom!

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