Não é raro encontrar pessoas que, mesmo tendo acesso a elevadores, acabam optando por enfrentar muitos degraus de escada para chegarem até andares mais altos. Se você não é uma delas, certamente já deve ter se deparado com alguém com medo do equipamento! Por alguns motivos, os quais vamos exemplificar a seguir, elas simplesmente não confiam em segurança no elevador.
Esse receio pode ser relacionado, por exemplo, à claustrofobia, que é o medo de estar em espaços pequenos e fechados, sem ter por onde fugir, à síndrome do pânico, que pode acabar desencadeando crises, e à traumas passados.
Como lidar com o medo de elevador
Independente das razões, como as citadas acima, o medo de entrar em elevadores pode comprometer a rotina de quem o sente, como dificultar o acesso ao trabalho ou outros locais em que se precise estar periodicamente. Fato é que, de qualquer forma, isso se torna um inconveniente.
E como começar ou voltar a ter segurança no elevador se a fobia muitas vezes fala mais alto? Para quem sente o medo, há algumas maneiras de se fazer isso. Veja a seguir:
- se lançar na ação temida por um tempo determinado, como em algumas horas do dia, até perceber que o medo não existe mais. Apesar de ser impactante, costuma dar certo;
- de forma gradual, entrando em elevador mais vazios até os mais cheios, de forma que o processo seja mais suave;
- fazendo terapia o técnicas de hipnose;
Apesar de o medo ser uma defesa do cérebro para evitar situações de perigo, fobias irracionais nunca são saudáveis e, quanto antes forem trabalhadas, menos prejuízos o indivíduo vai sofrer.
Cuidados para a segurança no elevador
Agora chegou o momento de darmos dicas de segurança no elevador para todos que os utilizam, sejam pessoas com fobias ou não.
Apesar de ser um equipamento bastante útil e seguro, a responsabilidade por seu uso também é dos usuários, por isso valem alguns cuidados para que acidentes não venham a acontecer por mau uso.
Confira quais são eles:
- respeitar o limite de carga informado no interior do elevador;
- não interromper o fechamento ou abertura das portas com as mãos;
- não permitir que crianças transitem sozinhas em elevadores;
- não entrar no elevador quando a luz da cabine estiver apagada;
- ao entrar e sair verificar se há degraus para evitar o risco de queda;
- antes de acessar o elevador confirmar se o mesmo se encontra no andar.
Dicas para manutenção de elevadores
Como dissemos, os elevadores são equipamentos seguros, porém, para que funcionem da melhor forma, é necessário que haja umas inspeções e manutenções periódicas. Veja agora algumas dicas de conservação e segurança:
- uma manutenção que proporciona a segurança no elevador deve ser sempre realizada por empresas especializadas, por mais simples que um reparo pareça;
- não jogar lixo no poço do elevador;
- não utilizar sacolas ou outros objetos para segurar a porta;
- apertar o botão somente uma vez ao chama-lo, pois, o equipamento tem uma memória que registra cada chamada;
- para facilitar a comunicação de usuários e técnicos é interessante instalar um interfone dentro do elevador;
- verificar de forma constante se há infiltrações, as quais podem danificar o equipamento;
- o acesso à casa de máquinas deve ser facilitado para que os técnicos façam seu trabalho de forma facilitada a qualquer hora do dia.
- sinalizar a manutenção dos elevadores para moradores e usuários, de forma com que não haja acidentes.
Nosso artigo sobre segurança no elevador foi útil para você? Já passou por alguma situação incomoda em elevadores Superou seu medo? Comente aqui para compartilharmos experiências!