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  • 04 de fevereiro 2016

Portaria Digital – Tudo o que você precisa saber antes de contratar

Os sistemas de portaria digital vieram para ficar. Apresentando um bom equilíbrio entre economia com funcionários e aumento na segurança, parecem ser uma boa alternativa para condomínios que estão com as contas apertadas devido à folha de pagamentos.

Mas em se tratando de um serviço cada vez mais oferecido no mercado, a confiabilidade é um dos principais requisitos na hora  de contratar o serviço. Por isso, a escolha do sistema e do fornecedor são essenciais para que o condomínio aumente a segurança, ao invés de diminuir.

“Nossa proposta vai além da portaria digital. Nosso objetivo é gerenciar toda a segurança do condomínio remotamente com o que há de mais moderno em equipamentos e procedimentos, mas sem perder a humanidade no trato com os moradores e visitantes”, explica Alexandre Paranhos, diretor executivo da Grupo Pro Security, que passa a oferecer o sistema Intelligent Service.

Funcionamento Portaria Digital

Para isso, o condomínio necessita investir em tecnologia de ponta automatizando, controlando e monitorando todos os acessos. O apoio tecnológico é robusto: são sistemas de biometria ou tag para reconhecer moradores, seus funcionários e visitantes cadastrados, além dos colaboradores do condomínio. Há também câmeras IP (que funcionam via internet) com voz bidirecional – ou seja: dá para ouvir e falar com a câmera, e a abertura/ fechamento de portas e portões é feita remotamente.

Por meio do serviço Intelligent Service, sistema de portaria digital do Grupo Pro Security, o operador (remotamente) atende o visitante ou prestador de serviço ao interfone, anuncia ao condômino e após autorização, faz o registro dentro do sistema, abre portões e acompanha o acesso da pessoa, como se ali estivesse presente.

Plano B

Um elo geralmente frágil nesse tipo de portaria é o sistema de comunicação. Afinal, é pela internet que a central remota se comunica com o condomínio.

“Nosso sistema prevê grande redundância nas comunicações, com a utilização de duas conexões de internet, linha telefônica fixa e celular. Mesmo se ambas as conexões apresentarem problema, há uma central local que continua operante, mesmo offline. Então, a probabilidade de um morador  ter dificuldade para entrar no condomínio por falta de internet é muito pequena”, pontua Alexandre.

Um dado interessante sobre essa central é que, uma vez que a internet se restabeleça, ela volta a “conversar” normalmente com a central remota da empresa, sincronizando os dados coletados durante o período offline.

Humanização

Outra lacuna a ser preenchida em condomínios que contam com portaria remota é a falta de alguém com quem conversar, dar um bom dia, ou fazer uma pergunta “olho no olho”. E, pensando nisso, o sistema Intelligent Service desenvolveu a telepresença: um monitor de TV onde se vê e pelo qual é possível interagir com o operador.

“É uma ótima maneira de o morador continuar a se sentir assistido e cuidado pelo funcionário – mesmo que ele esteja longe”, aponta Alexandre.

A portaria virtual ou digital com a telepresença também pode ser uma opção para condomínios que não consigam dispensar os porteiros nos dois turnos – como prédios comerciais.  Nesses, a portaria virtual e a telepresença na portaria podem ser uma opção para a noite, por exemplo, quando o volume de visitantes e de pessoas circulando é bem menor.

Investimento e payback

Sabe-se que toda essa tecnologia tem um custo: o investimento inicial médio para a implementação dessa tecnologia parte de R$ 30 mil, dependendo de como está o sistema de interfonia do condomínio.

Mas vale dizer que ao substituir a portaria o condomínio economiza, já no primeiro ano, 40% do que gastava com esse posto – e aí se inclui o investimento com aparelhagem. Após o primeiro ano, a economia pode chegar a 60% por ano. O tempo estimado para amortizar o investimento é de aproximadamente 5 meses.

Diferencial

Outro ponto a ser considerado é o fornecedor. Como o Grupo Pro Security é uma empresa de segurança, quando o cliente precisa de mão-de-obra capacitada, ele não fica na mão.

Mesmo com o sistema de portaria digital ou virtual, se o condomínio necessitar de um apoio operacional ou reforço da segurança em função de uma festa, mudança ou mesmo uma avaria mecânica no portão, o Grupo Pro Security tem uma equipe especialmente destinada a este reforço. O mesmo acontece se, por exemplo, houver um disparo de alarme. Prontamente uma unidade de apoio será deslocada ao condomínio.

Ficou com alguma dúvida sobre portaria digital? Assista Video Portaria Digital

Matéria publicada no SíndicoNet

 

2 Comentários

Ailton Publicado em19:25 - 29 de fevereiro de 2016

Boa Tarde !

Como é feito quando é preciso receber cartas registradas ou que devem ser assinadas e protocoladas, entregas de mercadorias e etc…

Outra duvida é quando o como é feito em casos contrários, quando é necessário deixar algo na portaria, como a chave para visitas de um apartamento a venda, ou uma encomenda a ser retirada pela Fedex no meio do dia !

Existe um procedimento ou solução para estas questões? pois são ações cotidianas em todos os prédios sem exceções, sendo que muitos destes prédios ( inclusive o meu ) não existe Zelador fixo !

Obrigado

Responda
    Pro Security Publicado em17:39 - 18 de setembro de 2017

    A portaria é remota, mas o condomínio continua tendo zelador ou auxiliar de limpeza em horário comercial. Essas correspondências são recebidas pelo zelador.

    O ideal é nunca deixar qualquer material aos cuidados da portaria. Em caso de urgência isso também pode ser feito pelo zelador.

    Caso o morador se sinta segura, também pode deixar com o auxiliar de limpeza. Mas ressaltamos que não é o ideal.

    Responda

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