O outsourcing é a prática de terceirizar serviços de áreas estratégicas da empresa, visando melhores resultados.
Apesar de muitas vezes confundido com a terceirização, a qual conta, na maioria das vezes, com serviços mais básicos como limpeza e segurança, por exemplo, o outsourcing tem o foco na contratação de profissionais ligados à área estratégica de uma empresa.
Essas envolvem o setor administrativo, contábil, financeiro, recursos humanos, sistemas da informações, entre outros. O objetivo do outsourcing é delegar a especialistas áreas que tem importância no resultado final, mas que sua execução demandaria conhecimentos intelectuais e recursos materiais específicos. Dessa forma, a empresa economiza e melhora os resultados por meio do trabalho de profissionais capacitados.
Vantagens do outsourcing
Como dissemos, a prática do outsourcing pode contribuir para a otimização de diversos setores e, com isso, fazer com que metas e objetivos sejam conseguidos com mais facilidade. Quer saber mais sobre os seus benefícios? Então confira agora alguns deles:
Aumento na produtividade
Ao contar com profissionais especializados em cada área do conhecimento, a empresa tem a grande probabilidade de executar um ótimo trabalho e ainda aumentar sua produtividade, já que estes tem know-how em suas áreas.
Além disso, não há a necessidade de se preocupar com os resultados dos terceirizados, já que essa é uma responsabilidade da empresa contratada.
Redução de custos
Por mais que muitos possam pensar que contratar uma empresa outsourcing será mais caro do que contar com colaboradores internos, na verdade a prática pode até mesmo trazer economia.
Isso porque sua organização economiza com equipamentos, recrutamento, seleção e treinamentos, entre outros fatores que envolvem os recursos humanos.
Mais competitividade
Se todas as áreas de uma empresa trabalham com ótimo desempenho é de se esperar que ela se destaque no mercado, não é mesmo? E é justamente isso que o outsourcing proporciona!
Os setores que já vinham com uma boa atuação podem ser ainda mais otimizados e aqueles que sofriam carência podem ser potencializados. Isso quer dizer, sair na frente dos concorrentes.
Atenção ao cliente
A partir do momento em que uma organização conta com outsourcing ela pode reduzir a preocupação com uma série de processos e focar mais nos pontos fundamentais para os bons resultados. Isso envolve oferecer um atendimento de excelência, produtos de qualidade e um pós-venda que fidelize.
Desvantagens do outsourcing
Para implantar um sistema de outsourcing dentro uma organização não basta encontrar uma empresa que oferece o serviço e contratá-la. É necessário a empresa se prepare para a implantação de forma a não correr riscos.
Entre eles, estão uma contratação inadequada, que pode causar conflitos de interesse, baixa qualidade dos serviços prestados e, com isso, o sucesso que se esperava pode ser colocado a perder.
Entre as desvantagens estão uma possível desintegração entre as práticas da empresa e dos profissionais contratados, as quais devem ser alinhadas; a falta de conhecimento aprofundado sobre os propósitos da organização e a exposição de dados sigilosos que podem comprometer a segurança das informações.
Para evitar esses riscos, no momento de contratar uma empresa ou profissional de outsourcing é necessário tomar alguns cuidados. Entre eles estão contar com terceirizados com experiência de mercado, com bom histórico e referências, fechar contratos em que constem todos os detalhes dos serviços que serão prestados e acompanhar o desempenho dos profissionais periodicamente.
Ou seja, a forma com que as organizações atuam em relação ao outsourcing faz toda a diferença no sucesso ou fracasso da estratégia.
Esperamos que nosso artigo tenha sido útil para você e que, no caso de contar com a prática de outsourcing em seu negócio, ela traga ótimos resultados. Para isso, a qualidade é fundamental. Como está a gestão da qualidade dentro do seu negócio? Entenda qual é a sua importância e como torná-la efetiva .