Gerenciamento de incidentes é um processo que gerencia o ciclo de vida de todos os incidentes para assegurar que operações sejam restauradas o quanto antes e os impactos para a organização reduzidos.
Uma pesquisa realizada pela Eset sobre o mercado brasileiro, com a participação de 224 empresas, mostrou que em 65% delas já houve problemas com segurança. Medidas como planos de gerenciamento de incidentes são tomadas por menos de 1/4 das organizações entrevistadas.
Os dados indicam que a grande maioria das empresas brasileiras não possui estratégias definidas sobre como atuar após um evento inesperado. O problema é que isso aumenta os riscos e também os custos das organizações no caso de inconvenientes de diversas naturezas.
Isso pode acontecer por falta de conhecimento e, consequentemente, preparo. Pensando nisso falaremos sobre o conceito de Gerenciamento de Incidentes para auxiliar seu negócio a lidar com imprevistos da melhor forma possível e minimizar prejuízos.
O que é o gerenciamento de incidentes?
Antes de abordamos o processo, é importante que você entenda do que se trata um incidente no ambiente corporativo. Ele é qualquer evento que não faça parte da operação padrão e que possa causar reduções ou interrupções indesejadas da qualidade dos processos.
Para evitar que isso aconteça, existe o gerenciamento de incidentes. Essa atividade tem como objetivo assegurar que operações sejam restauradas o mais rápido possível, de maneira a reduzir impactos e prejuízos para a organização.
Por meio da elaboração de um Plano de Gerenciamento de Incidentes (PGI), que faz parte do processo de Gestão de Continuidade de Negócio, as empresas ganham em tranquilidade e segurança.
Como funciona o Plano de Gerenciamento de Incidentes?
Em linhas gerais, o Plano de Gerenciamento de Incidentes nada mais é do que um documento que fica à disposição de uma empresa e traz as ações a serem tomadas caso haja imprevistos no funcionamento do negócio.
Entre eles estão desastres naturais, incêndios, roubos, extravios, e tudo o mais que possa comprometer o bom andamento de atividades.
A partir do mapeamento de riscos e atitudes a se tomar no caso de imprevistos, a organização reduz o tempo de ação e, dessa forma, evita problemas que podem ocasionar até mesmo a paralisação das atividades.
Como implementar o PGI?
Não existe um modelo padrão de implantação de um PGI. Disso depende o porte da empresa, as atividades e as vulnerabilidades segundo a sua realidade. Porém, há alguns fatores que devem fazer parte de todos os documentos. São eles:
- ter objetivos claros, que indiquem em que situações gestores e colaboradores devem agir;
- ter funções e responsabilidades bem estabelecidas;
- ser de fácil leitura e entendimento;
- listar todos os contatos, internos e externos, relacionados à solução dos incidentes;
- descrever detalhadamente cada ação para que essas sejam ágeis e não restem dúvidas;
- estabelecer um local, que pode ser uma sala ou espaço da empresa, para fazer o gerenciamento de incidentes;
- definir indicadores de desempenho que mostrarão a eficiência do plano;
- ser condizente com o orçamento da empresa.
O desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de Incidentes requer esforços, porém sua implementação é fundamental para garantir a segurança das empresas e seu pleno funcionamento.
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