Blog Pro Security
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
Homety
  • 29 de março 2019

Gerenciamento de incidentes: como preparar sua equipe para imprevistos

Gerenciamento de incidentes é um processo que gerencia o ciclo de vida de todos os incidentes para assegurar que operações sejam restauradas o quanto antes e os impactos para a organização reduzidos.

Uma pesquisa realizada pela Eset sobre o mercado brasileiro, com a participação de 224 empresas, mostrou que em 65% delas já houve problemas com segurança. Medidas como planos de gerenciamento de incidentes são tomadas por menos de 1/4 das organizações entrevistadas.

Os dados indicam que a grande maioria das empresas brasileiras não possui estratégias definidas sobre como atuar após um evento inesperado. O problema é que isso aumenta os riscos e também os custos das organizações no caso de inconvenientes de diversas naturezas.

Isso pode acontecer por falta de conhecimento e, consequentemente, preparo. Pensando nisso falaremos sobre o conceito de Gerenciamento de Incidentes para auxiliar seu negócio a lidar com imprevistos da melhor forma possível e minimizar prejuízos.

O que é o gerenciamento de incidentes?

Antes de abordamos o processo, é importante que você entenda do que se trata um incidente no ambiente corporativo. Ele é qualquer evento que não faça parte da operação padrão e que possa causar reduções ou interrupções indesejadas da qualidade dos processos.

Para evitar que isso aconteça, existe o gerenciamento de incidentes. Essa atividade tem como objetivo assegurar que operações sejam restauradas o mais rápido possível, de maneira a reduzir impactos e prejuízos para a organização.

Por meio da elaboração de um Plano de Gerenciamento de Incidentes (PGI), que faz parte do processo de Gestão de Continuidade de Negócio, as empresas ganham em tranquilidade e segurança.

Como funciona o Plano de Gerenciamento de Incidentes?

Em linhas gerais, o Plano de Gerenciamento de Incidentes nada mais é do que um documento que fica à disposição de uma empresa e traz as ações a serem tomadas caso haja imprevistos no funcionamento do negócio.

Entre eles estão desastres naturais, incêndios, roubos, extravios, e tudo o mais que possa comprometer o bom andamento de atividades.

A partir do mapeamento de riscos e atitudes a se tomar no caso de imprevistos, a organização reduz o tempo de ação e, dessa forma, evita problemas que podem ocasionar até mesmo a paralisação das atividades.

Como implementar o PGI?

Não existe um modelo padrão de implantação de um PGI. Disso depende o porte da empresa, as atividades e as vulnerabilidades segundo a sua realidade. Porém, há alguns fatores que devem fazer parte de todos os documentos. São eles:

  • ter objetivos claros, que indiquem em que situações gestores e colaboradores devem agir;
  • ter funções e responsabilidades bem estabelecidas;
  • ser de fácil leitura e entendimento;
  • listar todos os contatos, internos e externos, relacionados à solução dos incidentes;
  • descrever detalhadamente cada ação para que essas sejam ágeis e não restem dúvidas;
  • estabelecer um local, que pode ser uma sala ou espaço da empresa, para fazer o gerenciamento de incidentes;
  • definir indicadores de desempenho que mostrarão a eficiência do plano;
  • ser condizente com o orçamento da empresa.

O desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de Incidentes requer esforços, porém sua implementação é fundamental para garantir a segurança das empresas e seu pleno funcionamento.

Que tal começar a colocar a estratégia em prática no seu negócio? Descubra também qual é a importância da gestão de contratos para a sua empresa. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

AnteriorAnteriorO que é Portaria Inteligente para condomínios?
Próximo5 dicas de segurança nas escolasPróximo

Procurar matérias

Instagram Facebook Twitter Youtube Linkedin

Institucional

  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios
  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios

Serviços

  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais
  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais

Contato

  • (11) 3512-8100
  • comercial@prosecurity.com.br

Endereços

  • Sede: Av. General Cavalcanti de Albuquerque, 75, Morumbi - São Paulo - SP

  • Filial Londrina: Rua Euclides da Cunha, 8,
    Shangri-lá, Londrina - PR

  • Centro de Tecnologia: Rua Geraldo Flausino Gomes, 78 - Cidade Monções. São Paulo/SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção Santo Amaro: Avenida Adolfo Pinheiro, 2100 - Santo Amaro
    São Paulo - SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção Lapa: Rua Afonso Sardinha, 115 - cj. 02 - Lapa. São Paulo/SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção Jundiaí: Rua Dr. José Romeiro Pereira, 40 - Vila Boaventura. Jundiaí/SP
Pro Security: Segurança Patrimonial, Portaria Remota e Serviços

Pro Security Serviços Especializados LTDA CNPJ: 56.566.292/0001-89

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados a Pro Security.

LIGUE AGORA
(11) 3512-8100
SOLICITAR ORÇAMENTO