Blog Pro Security
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
Homety
  • 04 de dezembro 2023

Delivery em alta – Como receber suas encomendas no condomínio em segurança?

os cuidados para entregas e encomendas

Com o aumento do consumo online, especialmente após a pandemia, o serviço de delivery se tornou uma opção cada vez mais popular e conveniente para os consumidores, gerando alto fluxo de entregadores e encomendas, apontando para uma questão importante: como receber encomendas no condomínio de maneira segura?

Os brasileiros que já eram adeptos das compras online antes da pandemia, durante e pós esse período fazem com que este mercado continue crescendo mês a mês para os diversos segmentos.

Só no mercado de plataformas de alimentos, segundo dados da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o Brasil representa, aproximadamente, 50% de toda a atividade de entrega de alimentos na América Latina.

No entanto, essa facilidade também traz alguns desafios e riscos para os moradores e para a gestão do condomínio.

A seguir, abordaremos os principais problemas com as entregas de encomendas no condomínio e dicas para receber os deliverys com mais segurança. Acompanhe!

Principais problemas com entregas de encomendas no condomínio

As entregas de encomendas em condomínio podem gerar uma série de problemas.

Um dos principais é a falta de segurança, pois muitos edifícios não possuem um sistema eficiente de controle de acesso para os entregadores. Isso facilita a entrada de desconhecidos nas dependências do condomínio, aumentando o risco de furtos e roubos.

Além disso, a falta de organização na gestão das encomendas pode levar a atrasos na entrega ou até mesmo à perda das mercadorias.

Muitas vezes, em períodos de final de ano e black-friday, entre outros, as entregas tendem a aumentar, assim como a movimentação de entregadores, o que pode facilmente sobrecarregar os funcionários da portaria e com isso aumentam-se as chances de falhas no recebimento.

Esses problemas podem gerar prejuízos, reclamações, insatisfação e até mesmo processos judiciais. Por isso, é importante que o condomínio tenha regras claras e específicas para o recebimento de encomendas, garantindo a segurança e o conforto de todos os envolvidos.

Existe diferença na gestão de correspondências e de encomendas?

As correspondências são cartas, cartões, boletos, extratos, avisos e outros documentos enviados pelos Correios ou por empresas de entregas, já as encomendas são pacotes, caixas, sacolas e outros objetos entregues por transportadoras, Correios, aplicativos de delivery ou motoboys.

A principal diferença entre as correspondências e as encomendas são o tamanho e o valor dos itens.

  • As correspondências geralmente são pequenas, leves e de baixo valor, podendo ser facilmente guardadas em caixas de correio individuais ou em um local reservado na portaria;
  • Já as encomendas podem ser grandes, pesadas e de alto valor, exigindo mais espaço, cuidado e controle no recebimento e na entrega.

Outra diferença é a legislação que regula as entregas. Segundo o artigo 22 da Lei Federal nº 6.538/78, os responsáveis pelo condomínio (síndicos, gerentes, zeladores, porteiros, funcionários ou gestores) são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer um de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação.

No entanto, é importante ressaltar que essa lei não se aplica às encomendas, uma vez que elas não são consideradas objetos de correspondência. Portanto, o condomínio não possui a obrigação de receber as encomendas, especialmente aquelas de grande porte, como geladeiras e sofás, podendo estabelecer suas próprias regras para esse serviço.

Como funcionam as entregas em condomínios?

As entregas em condomínios devem seguir as normas estabelecidas pelo regulamento interno, que deve ser aprovado em assembleia pelos condôminos. Essas normas devem definir, por exemplo:

  • Horários de recebimento das encomendas;
  • Locais de recebimento e armazenamento das encomendas;
  • Permissão ou proibição dos entregadores entrarem no condomínio, ou subirem até as unidades;
  • Identificação e registro dos entregadores e das encomendas;
  • Prazo e forma de entrega das encomendas aos moradores.

As regras devem ser claras, objetivas e divulgadas para todos os moradores e funcionários do condomínio. Além disso, as normas devem respeitar a legislação vigente e os direitos dos consumidores, evitando impedir ou dificultar as entregas.

Quais são as dicas para receber as encomendas no condomínio em segurança?

Receber as encomendas no condomínio em segurança é uma preocupação tanto dos moradores quanto dos síndicos e dos funcionários. Para evitar problemas e garantir uma boa experiência, confira algumas dicas:

  1. Comunicação com a portaria: É fundamental que o morador acompanhe o rastreamento da sua encomenda e avise o porteiro ou o síndico sobre a previsão de entrega;
  2. Armários inteligentes: alguns condomínios estão adotando armários inteligentes para armazenar as encomendas. Esses armários possuem senhas individuais, garantindo maior segurança e praticidade no momento da retirada;
  3. Espaço dedicado para mensageria: Com o aumento do volume de encomendas, é importante que o condomínio disponha de um local específico para recebimento e armazenamento dessas encomendas. Utilizar a guarita para tal finalidade diminui o nível de segurança do local, expondo o sistema de segurança a cada recebimento ou entrega, além de acrescentar uma rotina ao profissional da portaria;
  4. Limite de permanência: O condomínio que permite a entrada de entregadores nas suas dependências pode estabelecer um limite de tempo para a permanência dos entregadores dentro do condomínio;
  5. Câmeras de segurança: O condomínio pode utilizar câmeras de segurança para monitorar o acesso dos entregadores. O equipamento também pode inibir a ação de pessoas mal intencionadas e ajudar na identificação de possíveis suspeitos em caso de furtos ou roubos;
  6. Cadastro dos entregadores: O condomínio pode solicitar que os entregadores se cadastrem na portaria, fornecendo informações como nome, documento de identificação, empresa em que trabalham e telefone de contato.

Com o aumento do consumo online, os condomínios precisam se adaptar e oferecer um serviço de recebimento de encomendas eficiente e seguro para os moradores. Para isso, é importante que haja regras claras e específicas e que sejam divulgadas e cumpridas por todos os envolvidos.

A tecnologia também é uma grande aliada quando se trata de segurança. A implementação de câmeras de vigilância ou portaria eletrônica pode aumentar a proteção durante as entregas de delivery.

O serviço de monitoramento é uma solução importante para a segurança e aliada da gestão de encomendas, uma vez que permite o acompanhamento de forma remota, inclusive com gravação das imagens para necessidades futuras.

A Pro, empresa especializada em segurança patrimonial, é a parceira ideal para o seu condomínio. Entre em contato conosco e conheça a solução que melhor se adequa a necessidade do seu empreendimento.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta


AnteriorAnteriorSegurança do Condomínio: Entenda quais são os limites de atuação
PróximoConfraternização em Condomínio: Como Realizar o Evento com Mais SegurançaPróximo

Procurar matérias

Instagram Facebook Twitter Youtube Linkedin

Institucional

  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios
  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios

Serviços

  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais
  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais

Contato

  • (11) 3512-8100
  • comercial@prosecurity.com.br

Endereços

  • Sede: Av. General Cavalcanti de Albuquerque, 75, Morumbi - São Paulo - SP

  • Filial Londrina: Rua Euclides da Cunha, 8,
    Shangri-lá, Londrina - PR

    Filial Jundiaí: Rua Dr. José Romeiro Pereira, 40 - Vila Boaventura - Jundiaí/SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção: Avenida Adolfo Pinheiro, 2100 - Santo Amaro
    São Paulo - SP
Pro Security: Segurança Patrimonial, Portaria Remota e Serviços

Pro Security Serviços Especializados LTDA CNPJ: 56.566.292/0001-89

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados a Pro Security.

LIGUE AGORA
(11) 3512-8100
SOLICITAR ORÇAMENTO