Close Bitnami banner
Bitnami
Blog Pro Security
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
Menu
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais

Empresa terceirizada: tudo o que precisa saber antes de contratar

  • janeiro 18, 2019
  • Sem comentários
Empresa terceirizada: tudo o que precisa saber antes de contratar

Uma empresa terceirizada é aquela que é contratada por outras para a realização de atividades específicas. A relação de trabalho, nesse caso, é entre o colaborador e a prestadora de serviços.

No Brasil, é cada vez mais comum a contratação de empresas terceirizadas para a realizar de diversos serviços, desta forma as organizações contratantes podem focar seus esforços para as atividades principais que desempenham, além de agregar uma série de benefícios na gestão e na qualidade dos serviços.

A empresa terceirizada tem como característica a especialização em alguns setores e disponibiliza para o mercado profissionais treinados e capacitados para prestarem serviços nas empresas contratantes. Essa prática permite a elevação da qualidade da contratante em áreas complementares à do seu core business, ou seja, seu negócio principal.

Exemplificando: uma empresa de engenharia precisa para sua operação de recepcionistas, seguranças, motoristas, auxiliares administrativos e engenheiros, entre outros. Porém, a contratação de seguranças, requer características especificas, treinamentos, atualizações, etc. A contratação de uma empresa terceirizada de segurança permitirá que a contratante foque em seus profissionais de engenharia, sua atuação e seus clientes, enquanto a contratada cuida da qualidade dos terceirizados da área de segurança e de outras áreas de apoio.

Terceirização no Brasil

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo antes da aprovação de uma lei que torna a terceirização de serviços irrestrita, 18,9% da contratação de colaboradores no Brasil era via empresas terceirizadas.

Hoje é possível que as empresas contratem profissionais terceirizados até mesmo para suas atividades principais, desde que não seja por um longo período de tempo. No geral, qualquer serviço pode ser terceirizado, e entre eles estão segurança, limpeza, recepção, manutenção, portaria, controlador de acesso, contabilidade, tecnologia de informação, jardinagem, recursos humanos, entre outros.

Qual a responsabilidade do contratante com os profissionais terceirizados?

Apesar de atualmente ser possível contratar uma empresa terceirizada para prestar serviços ligados às atividades meio e fim, as organizações contratantes não devem se eximir se algumas responsabilidades.

Para começar, mesmo que a contratação dos profissionais seja feita pelas terceirizadas, é essencial investir em uma boa gestão de terceirizados para que os serviços sejam realmente satisfatórios.

A liderança desse tipo de colaborador, todavia, é de responsabilidade das empresas contratadas.

Porém, como dissemos, é importante ter uma gestão específica para esses casos. Quando o colaborador se encontra in loco, é possível que os gestores monitorem o andamento das atividades, tirem dúvidas e deixem claras as normas de conduta da organização, as quais devem ser seguidas também pelos profissionais terceirizados.

Apesar de os encargos trabalhistas ficarem por conta da empresa terceirizada, é essencial que a contratante verifique se eles estão, de fato, sendo cumpridos, já que caso a contratada não esteja cumprindo com a legislação, aquele que contrata deverá arcar com os custos caso não haja acordo entre as duas empresas.

Além disso, quando os profissionais terceirizados atuam dentro das empresas, eles devem ter as mesmas condições dos contratados pela CLT. Entre elas estão a alimentação garantida, caso essa seja feita em refeitórios, direito de utilizar serviços de transporte, atendimento médico e ambulatorial oferecidos internamente, treinamento adequado quando o cargo exigir e condições sanitárias em relação à saúde, segurança e instalações adequadas para a prestação dos serviços.

Leia também: Qual é a melhor opção para sua empresa – mão de obra própria ou terceirizada.

 

O que saber antes de contratar uma empresa terceirizada?

Como dissemos, caso a empresa terceirizada não cumpra com as exigências legais, muitas responsabilidades acabam recaindo para a contratante. Por isso, no momento de contratar, é essencial tomar alguns cuidados. Entre eles estão:

  • buscar por empresas transparentes, que ofereçam quaisquer documentos solicitados e deixem claro de que forma funcionam seus procedimentos internos;
  • pedir documentações que comprovem a legalidade da terceirizadora;
  • pedir referências e verificar quem são os clientes atendidos;
  • desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pois isso pode se refletir nas condições de trabalho e salário dos profissionais;
  • contar com um contrato minucioso, o qual esclareça todos os detalhes dos serviços a serem prestados;
  • verificar se os profissionais terceirizados contam com capacitações e treinamentos constantes;
  • supervisionar e fiscalizar os serviços prestados para verificar se estão cumprindo com o que foi previamente combinado.

Quais os serviços de terceirização prestados pela Pro Security?

A Pro Security, fundada há mais de 30 anos, disponibiliza profissionais de segurança, portaria, controle de acesso, recepção, manutenção, bombeiro civil, jardinagem e auxiliares administrativos, entre outros.

Se depois de ler nosso artigo sobre empresa terceirizada você está convencido de que essa forma de contratação pode ser a mais vantajosa para o seu negócio, entre em contato com a gente para ter mais informações sobre os serviços prestados e solicitar cotações.

Entenda também o que é, como funciona e como contratar o trabalho sazonal.

Clique aqui para solicitar um orçamento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Pro Security

Pro Security

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Blog Pro Security

Um passo à frente por você.

Sejam bem-vindos ao Blog da Pro Security. Aqui vocês encontrarão matérias e curiosidades sobre Segurança Patrimonial, Limpeza e Higienização, Portaria Remota, Tecnologia, Serviços Gerais e mais!

Instagram
Facebook
Twitter
Youtube
Linkedin

Procurar Matérias

Manifesto Pro Security

Homety
Arquivos do Blog Pro Security
Tags do Blog Pro Security
CFTV como funciona condomínio Condomínios controle de acesso Câmeras de segurança dicas empresa empresa de limpeza empresa de segurança empresa de terceirização empresas Exposec gestão Intelligent Service lei limpeza limpeza e conservação manutenção predial monitoramento Polícia Federal portaria portaria digital portaria remota portaria virtual porteiro prevenção Pro Clean pro security prédios recursos humanos segurança Segurança Eletrônica segurança patrimonial Segurança Privada serviços sistemas de segurança síndico síndicos tecnologia terceirização treinamento vigilante vigilância vigilância patrimonial
Homety

Institucional

  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato

Serviços

  • Segurança Patrimonial
  • Segurança Eletrônica
  • Limpeza e Conservação
  • Portaria Remota
  • Central de Monitoramento
  • Controle de Acesso
  • Serviços Gerais

Contato

  • (11) 3512-8100
  • comercial@prosecurity.com.br

Endereços

  • Av. General Cavalcanti de Albuquerque, 75, Morumbi - São Paulo - SP
  • Rua Martins, 193, Butantã, São Paulo - SP
Pro Security: Segurança Patrimonial, Portaria Remota e Serviços

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados a Pro Security.

LIGUE AGORA
(11) 3512-8100
SOLICITAR ORÇAMENTO
Close Bitnami banner
Bitnami