Contar com câmeras de segurança em condomínio é sinônimo de redução de riscos e tranquilidade. Esses equipamentos inibem a ação de criminosos e auxiliam no monitoramento dos empreendimentos. Porém, para implantar a solução, é necessário obedecer a legislação específica de cada estado ou município.
No estado de São Paulo, por exemplo, a Lei 13.541/2003 determina a fixação de placas informativas nas entradas e saídas dos ambientes monitorados, como portarias, garagens, corredores e elevadores.
Outra norma que deve ser obedecida é a Constituição Federal, que determina que a privacidade e a intimidade de todos os indivíduos devem ser respeitadas. Ou seja, situações que exponham moradores ou possam sugerir violação de privacidade não devem existir.
Gravações só devem ser utilizadas em situações extremas, como no caso de ações de bandidos, conflitos e danos materiais.
Mesmo em ocorrências como essas, discrição é fundamental. Os condôminos em questão não devem ser expostos a outros moradores, entre outras condutas.
Vantagens das câmeras de segurança
Para começar, uma boa parte dos indivíduos que procuram um condomínio para residir levam em conta o fator segurança. E esses equipamentos são uma parte importante dos sistemas que garantem essa tranquilidade.
Veja agora mais algumas vantagens:
Inibe a ação de bandidos
Como comentamos no início do post, as câmeras de segurança auxiliam na inibição de bandidos que possam ter a intenção de invadir o local.
Ao se depararem com um aviso que diz “você está sendo filmado”, mesmo que tenham más intenções, a probabilidade de que desistam da ação é grande.
Além disso, por saberem que, por trás de uma câmera pode haver uma central de monitoramento, há o receio de serem presos caso a polícia seja acionada.
Possibilita a visão de ambientes isolados
É impossível que um condomínio, mesmo que de pequeno porte, tenha todos os seus ambientes vigiados simultaneamente. Há espaços que ficam isolados e, por isso, podem ser alvo fácil de vândalos ou criminosos.
Nesse caso, as câmeras auxiliam na vigilância de todos as áreas. Por meio delas há uma visão global, durante as 24 horas do dia.
Baixo custo de manutenção
Quando um condomínio contrata o serviço de segurança privada, as câmeras são alugadas e, desde a instalação até a assistência técnica ficam por conta da empresa contratada.
Nesse sentido, é essencial contratar empresas com boa reputação no mercado e que ofereçam equipamentos e serviços de qualidade.
Acesso à imagens em tempo real
Algumas câmeras de segurança em condomínios possibilitam que os condôminos acompanhem, via web e em tempo real, toda a movimentação que ocorre no edifício. Além disso, as imagens ficam armazenadas e podem ser acessadas quando necessário.
Como instalar o sistema de forma adequada
Para que as câmeras de segurança sejam realmente efetivas, é essencial fazer uma série de análises. Entre elas estão os aspectos legais, as vulnerabilidades, quantos equipamentos serão necessários e a sua qualidade e funcionalidade.
Ou seja, isso exige atenção total a diversos detalhes. Nesse aspecto, é possível contar com empresas especializadas. Essas elaboram planos e fazem projetos que contemplam as câmeras de segurança.
A partir daí a instalação é feita com total assertividade, protegendo as áreas mais vulneráveis do condomínio.
Além disso, há a possibilidade de contratar uma central de monitoramento, que estará disponível em tempo integral para a segurança do empreendimento.
A Pro Security está no mercado há mais de 30 anos e oferece uma série de serviços relacionados à segurança patrimonial, incluindo as câmeras de segurança em condomínios.
Quer saber mais sobre como podemos manter seu empreendimento totalmente protegido? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!