A chegada do novo coronavírus mudou o cotidiano dentro dos condomínios, sendo que a intensificação da limpeza e desenvolvimento de novos processos se tornaram primordiais para evitar a propagação do vírus.
Entre as principais recomendações, está a intensificação da limpeza no percurso de chegada dos moradores, com atenção especial nos corrimãos, botões de elevadores e maçanetas, já que a transmissão do vírus pode ocorrer a partir do toque em objetos ou superfícies contaminadas. Além disso, condomínios devem oferecer dispensadores de álcool em gel nas áreas de circulação.
Um serviço de desinfecção eficiente é primordial
Com a chegada do coronavírus, o serviço de desinfecção e limpeza em condomínios ganhou mercado. Esse processo elimina bactérias, fungos, vírus a partir de produtos de nível hospitalar e seguindo uma rotina específica. Um modelo muito utilizado em condomínios é por meio de pulverização, em que o responsável pela aplicação usa um equipamento nas costas que bombeia os produtos pelo ambiente.
A desinfecção de ambientes é recomendada desde que precedida sempre de uma limpeza e só é eficaz se realizada periodicamente. A empresa deve estar regularizada em um órgão sanitário e os produtos, junto à Anvisa ou ao Ibama.
Protegendo a saúde dos funcionários com a limpeza em condomínios
Todos os condomínios devem dar atenção especial ao fornecimento de máscaras e álcool em gel para todos os trabalhadores, por serem considerados equipamentos de proteção individual (EPI) neste momento de pandemia.
Outro cuidado fundamental é limpar constantemente os banheiros coletivos de funcionários, que precisam estar munidos de sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel.
Limpeza frequente para a saúde de todos
- Em condomínios, é recomendado reforçar a higienização das áreas e ambientes comuns, incluindo maçanetas, torneiras, porta papel toalha, computadores, botões de elevadores, corrimão e objetos de uso coletivo;
- Em salas de uso coletivo, como salas de reunião e salão de festa, disponibilizar álcool 70% em gel na entrada e orientar para a sua utilização, além de realizar a desinfecção das mesas e cadeiras, ao final do período e/ou a cada troca de evento;
- Intensificar a limpeza das áreas/superfícies com água e sabão ou produto próprio para limpeza;
- Estabelecer uma rotina de desinfecção eficiente, principalmente em áreas de maior circulação;
- Intensificar a higienização dos sanitários existentes de acesso ao público, sendo que o trabalhador da higienização deverá utilizar EPIs. Além de realizar a limpeza e desinfecção das luvas de borracha com água e sabão;
- Manter os ambientes das áreas comuns bem arejados com ventilação natural (portas e janelas abertas);
- Higienizar os brinquedos coletivos da área do playground;
- Evitar elevadores lotados;
- Ter uma atenção redobrada nas academias, que são áreas consideradas críticas. Além da limpeza dos funcionários, os usuários devem higienizar os aparelhos antes e depois do uso, e o condomínio deve disponibilizar álcool e lenços de papel.
Apenas com uma rotina de limpeza intensificada e focada no combate do vírus é que podemos evitar a sua proliferação.
Que tal aproveitar os serviços de Limpeza e Desinfecção da Pro Clean para ajudar nessa tarefa? Ligue agora (11) 3512-8100 ou clique aqui para solicitar um orçamento!