Nenhum empreendedor está a salvo de ter problemas de segurança dentro da empresa. Eles envolvem diversos âmbitos, os quais podem trazer prejuízos ao patrimônio físico, institucional, financeiro e humano.
Para citarmos um exemplo desse universo sobre o qual trataremos a seguir, somente o roubo de dados de organizações, rendeu um prejuízo de US$7,2 bilhões de reais em 2016, aumentou 88% em 2017.
Principais problemas de segurança dentro da empresa
Vulnerabilidades como a citada acima, quando conhecidas podem ser melhor administradas por sua organização para que não venham a comprometer seu bom andamento. Para te ajudar nessa tarefa, listamos os principais problemas de segurança dentro da empresa dos quais você deve ser prevenir. Veja a seguir:
Problemas institucionais
Esses envolvem situações relacionadas à imagem da empresa, sua reputação, perda de clientes, prejuízos financeiros e paralisação de atividades, seja em decorrência de greves ou mesmo falência.
Crimes contra o patrimônio
Muitos pensam que o patrimônio de uma empresa se resume somente aos bens materiais que ela possui, porém ele também envolve os seus recursos humanos e intelectuais.
Os principais problemas nesse caso são danos à propriedade, apropriação indébita, espionagem industrial, fraudes, furtos, assaltos e sabotagem.
Problemas operacionais
Esses são problemas que envolvem falhas humanas e de infraestrutura que podem comprometer o dia a dia de uma empresa.
Entre eles estão o roubo de dados, como comentamos, acessos físicos indevidos, acidentes de trabalho, problemas ambientais, probabilidade de incêndio e interrupção nos sistemas de comunicação.
Problemas sociais
Como o nome sugere, esse é um problema de segurança dentro de uma empresa que envolve as relações entre colaboradores da organização.
Entre os mais graves estão o assédio sexual, o qual traz dados alarmantes, como o do Ministério Público do Trabalho. Esse estima que 52% das mulheres economicamente ativas já foram vítimas alguma vez na vida.
Outros riscos são violência física, assédio moral, chantagem e greves de colaboradores e fornecedores.
Como prevenir os problemas de segurança dentro da empresa
Agora que você conhece os principais problemas de segurança dentro da empresa pode estar se perguntando de que forma preveni-los.
E é isso que mostraremos a seguir. Logicamente e infelizmente é impossível eliminar totalmente os riscos, mas é possível, sim, minimizar as chances deles acontecerem.
Primeiramente, a empresa deve investir em uma gestão de riscos eficiente, a qual deve estar incorporada na cultura da organização e, portanto, ser levada a sério.
Essa gestão envolve identificar os principais riscos que a organização corre, quais são as vulnerabilidades existentes, principais ativos a serem protegidos e de que formas isso será feito.
Isso é fundamental, pois os problemas de segurança dentro da empresa não devem ser contornados quando acontecem, mas sim prevenidos de maneira que se criem barreiras eficazes contra eles. Dessa maneira se evitam prejuízos que podem levar até mesmo ao fechamento do negócio.
Gostou do nosso artigo sobre os problemas de segurança dentro da empresa? Você pode adotar algumas medidas de prevenção desde já, basta baixar o nosso Guia de Segurança Corporativa.