Garantir a segurança das suas senhas é fundamental para se proteger de ataques, invasões e roubos de dados. Separamos algumas dicas para te ajudar a reforçar a segurança dos seus dados, confira:
- Combine letras, números e caracteres especiais
Esta é a dica mais importante na hora de criar senhas seguras. Não à toa, a maioria dos serviços já coloca a combinação de letras, números e caracteres especiais como exigência para a criação de novas palavras-chave.
Um macete para criar senhas mais fáceis de lembrar é tentar substituir algumas letras de uma determinada palavra por números e/ou caracteres especiais semelhantes, que mantenham o sentido do termo.
Por exemplo: é comum associarmos certos símbolos e algoritmos a letras. O @ é frequentemente usado no lugar da letra A minúscula, enquanto que o número 4 pode substituir a letra A maiúscula.
- Misture letras maiúsculas e minúsculas
Muitos mecanismos de autenticação são capazes de diferenciar letras maiúsculas e minúsculas. Essa função, chamada de case sensitive, é mais uma aliada do usuário na hora de criar senhas seguras e mais fortes. Isso porque a possibilidade de misturá-las permite a elaboração de combinações praticamente infinitas.
Muitas pessoas, porém, acabam utilizando somente uma letra maiúscula na senha e, geralmente, trata-se da primeira letra. Por isso, outro macete é tentar quebrar esse padrão e inserir letras maiúsculas ao longo da sua senha – sempre em combinação com a primeira dica.
- Crie senhas grandes
A maioria dos mecanismos de autenticação exige um número mínimo de caracteres para as senhas dos usuários. Nesse sentido, sempre que possível, crie senhas que ultrapassem essa quantidade e lembre-se de que, a cada caractere que você adiciona à palavra-chave, mais segura ela se torna.
De uma maneira geral, recomenda-se senhas com, no mínimo, oito caracteres.
Agora que você já tem as dicas, atualize e proteja suas senhas!

