VSPP é a sigla para Vigilante de Segurança Pessoal Privada. Esse profissional, que pode ser contratado em diversas situações, tem como objetivo oferecer proteção total aos clientes.
Devido a segurança pública ser ineficiente no Brasil muitos empresários, líderes de governo, celebridades, executivos, entre outros, vêm procurando os serviços de Vigilantes de Segurança Pessoal Privada – VSPP.
O principal objetivo de quem contrata é contar com uma segurança individualizada e profissional, que garanta proteção total para uma série de incidentes, como atentados, assaltos e sequestros.
Quais as funções de um VSPP?
Como dissemos, o Vigilante de Segurança Pessoal Privada é o profissional que zela pela proteção do cliente de forma individualizada e personalizada.
Entre suas funções estão:
- Manter-se atualizado sobre a legislação, técnicas operacionais e conduta do VSPP;
- Acompanhar o contratante em diversas ocasiões, executando a escolta e a segurança pessoal de autoridades e signatários de forma a preservar sua integridade física;
- Participar de viagens, planejar rotas, pontos de apoio e rotas de fuga em casos de grave ameaça ao escoltado;
- Fazer e acompanhar a manutenção de veículos, armamento, munição, equipamentos de proteção individual e comunicação, checando se estão em perfeitas condições de uso;
- Cuidar da execução da agenda do cliente;
- Guardar sigilo absoluto sobre trajetos, hábitos e horários do VIP;
- Prevenir e neutralizar ameaças, manter postura altiva e condizente com a função;
- Preencher relatórios diários;
- Controlar entrada e saída de pessoas e veículos, estar sempre atento à movimentação suspeita no perímetro de proteção e tomar a medida preventiva mais adequada para cada caso;
- Conduzir veículos ou motocicletas de acordo com a habilitação e atividade, para realizar rondas;
- Comunicar qualquer situação fora do comum imediatamente aos seus superiores;
- Atender o cliente com cortesia e educação, sem no entanto, deixar de cumprir os procedimentos de segurança e proteção.
O que é necessário para ser um profissional de VSPP?
Para atuar no serviço de VSPP os profissionais precisa:
- Ser maior de 21 anos;
- Ensino médio completo;
- CNH carro e/ou moto;
- Formação no Curso de Vigilantes por escola autorizada pela Polícia Federal;
- Conhecer técnicas de imobilização e defesa pessoal;
- Possuir curso de extensão em Segurança Pessoal Privada;
- Pró Atividade;
- Habilidade na Comunicação Verbal;
- Pacote Office (Word, Excel e Power point) básico;
- Passar no exame psicotécnico.
Entre as características mais importantes estão: descrição, postura, boa apresentação pessoal, ter autodomínio, bom senso ao agir em determinadas situações, coragem, disciplina e ter a capacidade de observação.
O que saber antes de contratar?
Depois de ler até aqui, você está convencido de que realmente precisa contratar os serviços de um VSPP para sua segurança pessoal? Para te auxiliar no momento de escolher empresas e profissionais de forma assertiva listamos algumas dicas.
Confira quais são elas:
- Comprove a idoneidade da empresa para a qual o VSPP trabalha;
- Verifique se a empresa conta com as autorizações e habilitações da Polícia Federal;
- Observe se há um departamento específico direcionado para a Proteção Executiva, pois é um diferencial que demonstra expertise no assunto;
- Análise se há programas de treinamento, capacitações e acompanhamento constante dos profissionais;
- Veja se a empresa tem um suporte logístico capaz de atuar em situações de emergência;
- Busque opiniões de outros clientes;
- Depois da contratação, exija que a empresa que oferece o serviço de VSPP mantenha um contato constante e personalizado para que, assim, possa acompanhar as operações e a atuação dos profissionais.
Por fim, é essencial que a empresa e profissionais escolhidos atuem com sigilo e discrição, os quais são pontos fundamentais para um bom serviço de VSPP.
Gostou do nosso artigo? A Pro Security é especialista em segurança, por isso, sabe que o comportamento das pessoas no dia a dia influenciam muito para evitar situações de perigo. Se você mora em condomínios, confira dicas importantes para a manutenção da segurança e bem-estar.

