Quando se fala em vigilância patrimonial, umas das primeiras coisas que se pensa são os aparatos tecnológicos, que são realmente muito importantes, porém o que realmente faz a diferença para uma proteção eficiente é a equipe de vigilante patrimonial.
Tecnologia e o Vigilânte Patrimonial
Visando a segurança dos prédios comerciais e empresas, muitos administradores investem um montante considerável em catracas tecnológicas, câmeras e sistemas de cadastros com biometria, entre outros equipamentos que são importantes para inibir a ação de pessoas mal intencionadas e ajudar na identificação dos envolvidos após um incidente. Porém, o que realmente pode prevenir e antever uma ação é o vigilante patrimonial bem treinado e constantemente reciclado, esteja ele no local ou em uma central de monitoramento.
A prevenção está no olhar atento do vigilante patrimonial
Meliantes, quando planejam crimes com alvo certo, como sequestros e roubos de bens pessoais de alto valor, geralmente observam a rotina da pessoa alvo por dias e, muitas vezes, escolhem o momento de chegada ou saída do local de trabalho para abordagem.
Isso acontece porque, geralmente, vigilante patrimonial e seguranças de casas e condomínios estão mais atentos à movimentação estranha, ou seja, suspeitos que transitam com o objetivo de observar e monitorar rotinas. Em prédios comerciais é comum que as equipes atuem mais para ações relacionadas ao controle de acesso e contenção de eventuais conflitos e, até pelo grande fluxo de pessoas, não se atentem as movimentações estranhas, repetitivas, falhando assim nas ações de prevenções.
Manoel Wilson da Fonseca, diretor de operações da Pro Security, ressalta que “na prestação de serviço de segurança e vigilância patrimonial, o que faz realmente a diferença são os profissionais. Eles precisam ser bem treinados e constantemente reciclados para que, apoiados por equipamentos eletrônicos, possam fazer o trabalho preventivo e reativo de forma estratégica, ágil e eficiente. Isso só é possível com muito treinamento, já que no momento do incidente o tempo para a tomada de decisão é exíguo.”
Além da capacitação técnica e operacional para a contratação do serviço de segurança corporativa, é preciso ter a garantia de que a empresa está regular junto à Policia Federal, que regulamenta o setor, e também averiguar a situação financeira e tributária da contratada.
“A contratação de empresas clandestinas e com preços inexequíveis pode expor a contratante a falta de segurança, custos decorrentes de sinistros e prejuízos futuros com ações trabalhistas”, alerta o especialista.
görükle escortClique aqui e saiba tudo o que precisa antes de contratar uma empresa de segurança.
1 comentário até agora
Mara Larissa Rosa da silva Publicado em19:51 - 31 de outubro de 2017
Boa tarde gostaria de saber os cursos,dias que são os cursos e valor