Blog Pro Security
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
  • Site Principal
  • Pro Security
  • Segurança
  • Portaria Remota
  • Limpeza
  • Tecnologia
  • Serviços Gerais
Homety
  • 04 de setembro 2018

Vigilância patrimonial armada ou desarmada? Saiba quando é recomendada

Vigilância patrimonial armada ou desarmada? Saiba quando é recomendada

A violência no Brasil mata mais pessoas do que a guerra na Síria. Em apenas cinco anos, houve 278.839 assassinatos, o que dá uma média mensal de 4.647,3 mortes por mês. Uma boa parte desses números alarmantes certamente se deve a atos criminosos, como furtos e roubos, que terminam em fatalidades. Para se prevenir da ação de bandidos e danos ao patrimônio, seja ele material ou imaterial, muitos brasileiros estão recorrendo à vigilância armada ou, de acordo com a necessidade, desarmada.

Mas afinal, do que se trata a vigilância armada?

A vigilância patrimonial é uma atividade exercida em ambientes urbanos ou rurais, públicos ou privados, eventos, empresas, indústrias, entre outros, que visa garantir a integridade física de indivíduos e do patrimônio material.

Essa atividade, regulada, autorizada e fiscalizada pela Polícia Federal, tem suas normas determinadas pela Portaria 3.233/2012, a qual regulariza as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas por empresas especializadas e pelos profissionais que nelas atuam.

Para que os serviços tenham o resultado esperado, a vigilância patrimonial, certamente, deve se enquadrar dentro da legislação e integrar a vigilância humana, equipamentos de ponta e procedimentos técnicos realizados por profissionais capacitados.

Características da vigilância patrimonial

A vigilância patrimonial armada deve ser oferecida de forma personalizada de acordo com as necessidades de cada local e cliente. Entre os serviços oferecidos, estão análise de risco e vulnerabilidade, rondas e supervisão 24 horas, monitoramento de imagens, controle de acesso, prevenção de furtos e roubos e vigilância ostensiva.

O trabalho se inicia a partir de um levantamento das particularidades do local e identificação de riscos e vulnerabilidades, de forma  a se elaborar um plano de segurança adequado para cada caso específico.

Esse levantamento auxilia também na contratação de vigilantes e outros profissionais, os quais devem passar por uma capacitação inicial sobre cada cliente e posteriores treinamentos. A propósito, quem quer atuar como vigilante deve realizar um curso de formação específico e reciclagens a cada dois anos, para que se garanta a qualidade dos serviços.

Formas de atuação

A vigilância patrimonial armada pode ser utilizada por diferentes tipos de clientes, como empresas que contam com grandes estoques e precisam de vigilância constante, aqueles que precisam realizar um controle de acessos em ambientes com grande fluxo de pessoas, empresas e indústrias localizadas em áreas com altos índices de violência e locais que lidam com grande fluxo de dinheiro, como os bancos.

Essa atividade tem muito mais foco na prevenção da segurança do que em atitudes repreensivas. A presença constante dos vigilantes visa influenciar as pessoas de forma intimidadora, para que se evite a ocorrência de práticas delituosas ou antissociais.

Isso contribui para que se mantenha a ordem nos locais que contam com o serviço e se evite problemas com a violência que só aumenta no Brasil.

Vigilância armada ou desarmada?

A vigilância  pode contar com profissionais armados ou desarmados, dependendo de cada situação. E como saber qual das opções é a mais indicada? Nesse caso, somente uma empresa especializada em segurança pode realizar um diagnóstico e detectar as reais necessidades de cada cliente.

Entre as variáveis avaliadas por essas empresas estão a localização em que se encontra o cliente, o valor do patrimônio, valor agregado em produtos, fluxo de pessoas e finalidade dos locais.

Especialmente no caso dos vigilantes armados, é essencial que esses estejam prontos para agir sem colocar em risco sua própria vida e de outras pessoas, sejam altamente capacitados e as armas utilizadas sejam registradas e estejam com a manutenção em dia.

Portanto, no momento de contratar uma empresa para prestar o serviço de vigilância patrimonial, é imprescindível checar seu histórico, documentações, certificações, referências e tudo o mais que comprove que essa é idônea e profissional. Acesse o link e saiba quais documentos solicitar antes de contratar uma empresa de segurança patrimonial.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

AnteriorAnteriorPro Ação Criança: Pelo direito de sorrir e brincar
PróximoPlanejamento orçamentário: conheça a importância para o condomínioPróximo

Procurar matérias

Instagram Facebook Twitter Youtube Linkedin

Institucional

  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios
  • Sobre a Pro Security
  • Certificados
  • Prêmios
  • Responsabilidade Social
  • Blog Pro Security
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Relatórios

Serviços

  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais
  • Segurança Patrimonial
  • Controle de Acesso
  • Portaria Remota
  • Letmein: Solução Tecnológica
  • Segurança Eletrônica
  • Central de Monitoramento
  • Limpeza e Conservação
  • COP 360
  • Serviços Gerais

Contato

  • (11) 3512-8100
  • comercial@prosecurity.com.br

Endereços

  • Sede: Av. General Cavalcanti de Albuquerque, 75, Morumbi - São Paulo - SP

  • Filial Londrina: Rua Euclides da Cunha, 8,
    Shangri-lá, Londrina - PR

  • Centro de Tecnologia: Rua Geraldo Flausino Gomes, 78 - Cidade Monções. São Paulo/SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção Santo Amaro: Avenida Adolfo Pinheiro, 2100 - Santo Amaro
    São Paulo - SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção Lapa: Rua Afonso Sardinha, 115 - cj. 02 - Lapa. São Paulo/SP

  • Centro de Recrutamento & Seleção Jundiaí: Rua Dr. José Romeiro Pereira, 40 - Vila Boaventura. Jundiaí/SP
Pro Security: Segurança Patrimonial, Portaria Remota e Serviços

Pro Security Serviços Especializados LTDA CNPJ: 56.566.292/0001-89

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados a Pro Security.

LIGUE AGORA
(11) 3512-8100
SOLICITAR ORÇAMENTO