Terceirização de serviços é a contratação, por meio de empresas intermediárias, de mão de obra especializada. A relação de trabalho, nesse caso, se dá entre o trabalhador e a empresa de prestação de serviços contratada.
Uma das relações de trabalho que sofreu alterações significativas com a Reforma Trabalhista foi a da terceirização de serviços. A Lei número 13.429/17 ampliou e regulamentou a contratação de profissionais terceirizados, o que trouxe diversos benefícios, tanto para o trabalhador quanto para as organizações.
Entenda tudo sobre o assunto, suas vantagens e dicas do que conferir antes de contratar!
O que é a terceirização de serviços?
A terceirização de serviços é a contratação de profissionais por intermédio de empresas especializadas. A relação trabalhista, nesse caso, se dá entre o colaborador e a intermediária.
Antes de a nova lei ser sancionada, as organizações só podiam contratar trabalhadores terceirizados para atuar em suas atividades meio, como segurança, limpeza e recepção.
Porém, com a Reforma Trabalhista, hoje também é possível contar com prestadores de serviço nas atividades-fim da empresa, ou seja, aquelas para as quais essa foi constituída.
Para ficar mais claro, com a mudança, um hospital pode terceirizar médicos e uma escola contratar professores sem criar vínculos empregatícios, por exemplo.
Quais são as regras para esse tipo de contratação?
A mudança na legislação, entretanto, não significa que é possível contratar profissionais terceirizados sem antes obedecer algumas medidas de proteção para os trabalhadores.
Para começar, a companhia não pode contratar uma empresa que tenha como sócio alguém que foi seu funcionário nos últimos 18 meses. Isso evita que empresas induzam colaboradores a se tornarem pessoas jurídicas para não precisarem arcar com os encargos trabalhistas.
O colaborador que foi demitido também não pode ser contratado via prestadora de serviços por 18 meses.
A lei também prevê que os funcionários terceirizados tenha o mesmo acesso às instalações da organização do que os contratados. Isso quer dizer ter as mesmas condições de alimentação, no caso de refeitórios, sanitários, ambulatórios e outras dependências.
Outra mudança é que, antes da aprovação da lei, a terceirização de serviços tinha um prazo máximo de 3 meses. Hoje é possível contratar profissionais terceirizados por até 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Quais os serviços mais terceirizados no Brasil?
O Brasil conta com mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados, os quais atuam nos mais diversos setores. Entre os que mais contratam estão:
- serviços de portaria;
- limpeza geral;
- manutenção;
- recursos humanos;
- recepção;
- segurança;
- setor administrativo;
- setor contábil;
- serviços de refeições coletivas;
- jardinagem;
- tecnologia da informação.
Quais as vantagens para as empresas?
Uma gestão com foco em produtividade é de suma importância para os bons resultados de uma empresa. Além disso, em um mercado cada vez mais exigente, é essencial otimizar processos e reduzir despesas. E a terceirização de serviços vem justamente de encontro a isso.
Veja alguns benefícios desse tipo de contratação:
Foco no core business
Ao realizar a terceirização de serviços, os gestores conseguem se dedicar de forma integral à atividade principal do negócio, a qual é responsável pelos lucros. Funções secundárias, nesse caso, são compartilhadas com parceiros, assim como as responsabilidades.
Profissionais especializados
As empresas de prestação de serviços são responsáveis por treinar e capacitar os profissionais que serão indicados para atuar nas organizações. Assim, ao contratar esse tipo de colaborador, a empresa já sabe que contará com funcionários experientes e especializados, deixando de ter que empregar esforços em seleções e treinamentos.
Redução de custos operacionais
Nesse tipo de contratação, os encargos trabalhistas e a burocracia que esses incluem são de responsabilidade da prestadora de serviços. Ou seja, a empresa reduz custos com as contratações internas e ainda tem uma previsão de gastos, pois geralmente paga um valor mensal às terceirizadas, o qual já inclui direitos dos trabalhadores.
Construção de parcerias
Muitas vezes, a terceirização de serviços também proporciona a construção de parcerias entre empresas. Ao contratar uma prestadora séria e com experiência de mercado, é possível manter uma relação de longo prazo, a qual traz confiança e tranquilidade para ambas as partes.
Quais os cuidados ao contratar serviços terceirizados?
Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de contratação e suas vantagens, é possível que esteja pensando em terceirizar serviços em sua empresa.
Mas, antes de colocar a ideia em prática, é necessário que saiba alguns cuidados a se tomar antes de procurar uma prestadora. Veja quais são eles:
- tenha certeza de que a empresa é realmente idônea, solicitando e dando atenção a documentações como alvarás e certidões negativas de débito;
- peça referências a conhecidos;
- saiba quem são os clientes atendidos e qual o grau de experiência da empresa;
- exija um seguro de acidentes de trabalho;
- desconfie de preços muito baixos, pois isso pode estar se refletindo na remuneração e qualidade dos profissionais.
Como você viu, a terceirização de serviços pode ser uma ótima opção para empresas que querem ganhar em produtividade e reduzir custos. Quer saber mais? Você conhece a prática de terceirizar algumas áreas estratégicas na empresa, como o administrativo, RH entre outros? Veja como funciona a prática do outsourcing e melhore os resultados da sua empresa.