Um serviço de monitoramento é fundamental para a grande maioria das empresas, por questões de segurança corporativa e também dos profissionais, porém alguns fatores são determinantes para definir se o modelo adotado será o sistema de monitoramento interno ou externo, ou se há necessidade da redundância.
Quando é recomendado Monitoramento Interno
Segundo Sérgio Henriques, diretor comercial do Grupo Pro Security, “em locais com alta circulação de pessoas como edifícios e condomínios comerciais, shoppings centers e aeroportos, por exemplo, são recomendados uma central de monitoramento com operadores interno, além de gravação remota das imagens”.
E o monitoramento externo?
As empresas que precisam de sistema de monitoramento externo são aquelas que apresentam maior grau de risco como transportadores, bancos, empresas que trabalham com produtos de alto valor agregado. “Nessas são definidas quais são as câmeras prioritárias como portaria, garagem e tesouraria, e são estabelecidos os procedimentos que devem ser adotados em caso de ocorrência”, destaca Sérgio.
Nos dois casos, como trata de prestação de serviço técnico, a recomendação é que seja prestado, preferencialmente, por empresas especializadas em segurança privada, uma vez que existe uma legislação que regulamenta a atividade.
Importante
Vale salientar que quando o assunto é segurança recomenda-se que antes da contratação do serviço seja realizada uma análise técnica para identificação de qual tipo de serviço e equipamentos são necessários para atender as necessidades específicas de cada empresa.
Para um eficiente sistema de monitoramento é preciso utilização de equipamentos de alta qualidade, homologados e testado por equipe técnica, procedimento padrão de atendimento, câmeras ip, vias de comunicação redundantes em telefonia, via internet, rádio e gerador de energia, apoio externo para atendimento em caso de ocorrências e operadores constantemente treinados.
