O suicídio não é um fenômeno recente, mas os últimos dados têm impactado os órgãos internacionais de saúde. Não há dúvidas: estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida, por ano. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA.
Não é por acaso que algumas campanhas de prevenção e conscientização foram criadas. Em 2003, a OMS instituiu no dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Dali em diante, o mundo conheceria a campanha Setembro Amarelo.
A cada 40 segundos, um caso é registrado no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, a maioria das vítimas brasileiras são homens negros, com idade entre 10 e 29 anos. Exemplo disso, é a Bahia. Em 2010 e 2019, foram contabilizados 8.833 casos de lesões autoprovocadas, 5.160 eram suicídios.
Como funciona a campanha?
No mês de setembro, muitas atividades são realizadas. Caminhadas, palestras, balões amarelos, pontos turísticos e edifícios públicos iluminados, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos. Todos esses movimentos foram criados com o objetivo de diminuir esses dados.
Uma das campanhas mais duradouras, é promovida pela CVV- Centro de Valorização da Vida. Fundado em 1962, sem fins lucrativos e que presta serviços voluntários e gratuitos de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
Suicídios e transtornos mentais
De acordo com o psiquiatra Rodrigo de Almeida Ramos, cerca de 96,8% das vítimas são jovens e seus casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. Também são fatores de risco para o suicídio, situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais.
Origem da campanha
A campanha Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme (17 anos) cometeu suicídio, em 1994.
Mike era um garoto muito prestativo e habilidoso e restaurou um Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não notaram que Mike tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi um escape para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o famoso laço amarelo.
Busque ajuda
É importante ressaltar que buscar ajuda não é sinônimo de fraqueza. Se tiver pensamentos suicidas, busque um acompanhamento psicológico. Ah, não esqueça de manter por perto seus amigos e familiares. O apoio dessas pessoas te ajudarão muito nos momentos de crise.
Para pedir ajuda ligue 188 e para mais informações, acesse o site do Centro de Valorização da Vida: https://www.cvv.org.br/
A Pro Security se solidariza às pessoas que enfrentam essa situação e apoia a campanha Setembro Amarelo!

