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  • 28 de junho 2018

Segurança para grandes eventos: o sucesso começa no planejamento

Segurança para grandes eventos: o sucesso começa no planejamento

A segurança para grandes eventos requer da empresa responsável pela prestação dos serviços, além dos requisitos legais, um modelo de atendimento focado na prevenção, porém não se deve desprezar a possibilidade de reação e contenção.

Para que todo o aparato funcione bem, o planejamento da operação deve ser feito pela empresa contratada para a prestação de serviço de segurança para grandes eventos com a antecedência necessária, afim de que se possam corrigir eventuais falhas estruturais bem como prever todos os cenários possíveis, como por exemplo, caso haja um sinistro a equipe e os meios necessários estejam disponíveis para prevenção ou até mesmo a contenção do sinistro.

A base para todo o planejamento de segurança para grandes eventos deve se iniciar pela execução de uma criteriosa análise de riscos do local e, com base nos dados apurados, deve ser elaborado um projeto executivo de acordo com o evento a ser atendido.

A seguir mostramos um guia simples, desenvolvido pelo Grupo Pro Security, utilizando dados fictícios. Assim é possível se ter uma ideia do grau de profissionalismo exigido para este tipo de atividade.

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Projeto Simplificado de Segurança para Grandes Eventos

    
TIPO DE EVENTOEletivo – Show musical com bandas de MPB e Rock nacional
LOCALRua Pindamonhangaba XXX – Itaim Bibi – São Paulo – SP
DATA DO EVENTO24 Mar 18 – Sábado
                                                                       HORÁRIOS
                                                . Abertura dos portões:  20:00 horas 

. Horário previsto para o show: 22:00/02:00 horas

CAPACIDADE DE LOTAÇÃO DA CASA 2.000 pessoas
RELAÇÃO PUBLICO X M2Área do palco: 650 M2 = 2,76 pessoas por M2 

Área de camarotes: 60 m2 = 3,33 pessoas por M2

NÚMERO DE INGRESSOS VENDIDOS1.800
PESSOAS COM ACESSO VIP  (Camarote)200
ACESSO DO PÚBLICO COM INGRESSOPortaria 1 – Rua Pindamonhangaba, XXX
ACESSO DO PÚBLICO VIPPortaria 2 – Rua Camargo, XX
  
INFRAESTRUTURA DA CASA. 2 portas de entrada (Rua Pindamonhangaba, XXX) 

. 2 portas de saída (Rua Camargo, XX)

. 1 Entrada lateral de serviço (Rua Pindamonhangaba, XXX)

. 4 caixas na lateral da porta de saída

. 2 bares

. Cozinha

. Camarote com 60 m2

. Salão principal com 650m2

. Palco com 10m2 x 2m de altura no salão principal

. WC masculino com 3 boxes e 10 mictórios

. WC feminino com 10 boxes

. 1 saída de e emergência lateral (Rua Camargo)

. 1 saída de emergência dentro do estacionamento XXXX

. Sistema de segurança interna composto por 30 câmeras com monitoramento reativo.

. Sistema de prevenção contra incêndios composto por rede de hidrantes, detectores de fumaça, calor, sprinklers e extintores em pontos estratégicos.

INFRAESTRUTURA DE APOIO EXTERNO. Hospital mais próximo: Hospital Boa Saúde – Rua da Saudade, XXX – Pinheiros – SP. 

. Unidade do Corpo de Bombeiros: Rua Itaim, XX, Itaim – SP.

                                                                  PRINCIPAIS AMEAÇAS
. Tumulto/briga nos acessos e durante o evento 

. Relação M2 por pessoa no camarote é de 3,33 acima do indicado

                                                      PRINCIPAIS VULNERABILIDADES
. Saída de emergência dentro do estacionamento XXX obstruída por veículos estacionados 

. Rede de sprinklers operando parcialmente.

. Sinalização de emergência inadequada (placas sem iluminação)

                                                      PRINCIPAIS RISCOS AO EVENTO
. Controle de acesso 

. Tumulto/briga/embriaguez

. Principio de incêndio

. Acidentes pessoais

                                                     RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
INFRAESTRUTURA DA CASA . Controle de acesso: instalar barreiras perimetrais a fim de formar corredores para acesso às entradas 1 e 2 bem como instalar 2 detectores de metais tipo portal para facilitar a revista e ingresso no interior da casa. 

. Entrada do público com ingresso: liberar entradas 1 e 2 para agilizar o processo e evitar tumultos/brigas o acesso.

. Entrado do público VIP: tendo em vista serem apenas 200 convidados VIPs, liberar a entrada de serviço lateral a Rua Pindamonhangaba, XXX.

. Camarote: restringir o acesso ao camarote a um total de 180 pessoas a fim de manter a proporção 3 pessoas por m2 afim de evitar acidentes pessoais em caso de tumultos/brigas.

. Saída de emergência dentro do estacionamento XXXX: isolar as vagas em frente a saída de forma que não estacionem   veículos mantendo um corredor de saída livre até a rua.

. Rede de sprinklers não esta funcionando na área junto ao palco: acionar a empresa fornecedora para restabelecer o funcionamento do sistema na área afetada.

. Sinalização de emergência inadequada: acionar a empresa de manutenção para restabelecer a iluminação das placas indicativas das saídas de emergência.

 

INFRAESTRUTURA DE APOIO EXTERNO. Socorro de emergência: manter uma ambulância com 1 medico e 2 enfermeiros estacionada no recuo da portaria 1 a fim de dar o primeiro atendimento em caso de emergências. 

. Hospital Boa Saúde: fazer convênio com o Hospital para atendimento de emergência em caso de acidentes pessoais.

. Corpo de Bombeiros:  fazer contato com o Comando da unidade do Corpo de Bombeiros da Rua Itaim a fim de que possam prestar auxilio em caso de incêndio e remoção de feridos durante o evento.

. Socorro aéreo: fazer contato com a empresa CEAGA localizada em frente a casa de shows que possui um heliponto, a fim de que esta libere o acesso a este local em caso de necessidade de remoção emergencial por helicóptero.

OCORRÊNCIAS DURANTE O EVENTO. Tumulto/briga/embriaguez: a equipe de segurança da área do evento deverá conduzir as partes para as saídas de emergência de forma a tratar a ocorrência fora das vistas do grande público a fim de evitar o agravamento da situação. 

. Princípio de incêndio: a brigada de incêndio deverá atuar na extinção do principio de incêndio e caso entenda que a situação é de maior gravidade, acionará imediatamente o plano de evacuação do local, corpo de bombeiros e socorro de emergência, passando a atuar em conjunto com estes. Neste caso o corpo de segurança deverá se empenhar na orientação ao público quanto ao direcionamento para as saídas de emergência de forma calma e ordeira.

. Acidentes pessoais/socorro de emergência: os membros do corpo de segurança atuando junto a área do show deverá acionar a brigada de incêndio que fará a condução da pessoa a ser socorrida até a saída da portaria 1 onde a vítima será atendida pela equipe de plantão na ambulância. Em caso de ocorrência com grande número de vitimas, acionar o Corpo de Bombeiros e SAMU para o atendimento e condução conforme o caso.

EQUIPE DE SEGURANÇA. Brigada de incêndio: 1 Bombeiro Líder 

3 Bombeiros civis

. Equipe de segurança:  1 Chefe de segurança

30 agentes de segurança

. Uniformes bombeiros civis: operacional completo

. Uniforme segurança: calça operacional e camisa polo preta

. Equipamentos: 35 rádios HT com fone de lapela

30 Barreiras de contenção móvel

02 Detectores de metais tipo portal

04 detectores de metais portáteis

04 Kits básicos de emergência bombeiros

TREINAMENTO      DAS EQUIPES ENVOLVIDAS. Deverá ser realizado treinamento das equipes envolvidas no evento no dia 23 Mar 18 às 16:00 horas.
CHECAGEM FINAL. O Chefe da Segurança deverá fazer uma checagem final com a equipe de bombeiros e segurança, dia 23 Mar 18 às 19:00 horas.
  

São Paulo, SP, 24 de fevereiro de 2.018

 

Agora que você já sabe o que é imprescindível para a segurança do evento, descubra o que conferir antes de contratar a empresa para a prestação de serviço.

Artigo do Diretor Operacional do Grupo Pro Security, Manoel W. da Fonseca.

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