A sensação de insegurança está generalizada e as empresas, visando preservar o patrimônio corporativo e a integridade dos funcionários, contratam uma empresa de segurança patrimonial. Porém, mais importante do que contratar uma prestadora de serviços é certificar-se da idoneidade da contratada, evitando assim expor a organização ao risco. Há no mercado diversas empresas de segurança que oferecem prestação de serviços com custo bem baixo, porém por atuarem em desconformidade com as regras do setor, podem trazer uma série de riscos operacionais e financeiros, como por exemplo:
Segurança para empresas
A prestação de serviço de segurança para empresas é um assunto que requer muita atenção do contratante, uma vez que toda empresa é responsável pela preservação do bem estar e segurança de todos que estejam dentro de sua propriedade, além dos bens materiais. Sendo assim, é importante seguir algumas orientações antes de contratar uma prestadora de serviços. Há alguns problemas bem comuns decorrentes da contratação de empresas de seguranças clandestinas e de profissionais não qualificados, como por exemplo:
-Acidentes provocados por segurança despreparado:
Todo o esforço e estratégias de um empresário podem ser desperdiçados em um único acidente. É comum a mídia relatar casos de seguranças que agrediram e feriram clientes, vizinhos, funcionários ou terceiros. No caso da morte de uma pessoa, as indenizações atingem facilmente valores superiores a R$ 1 milhão, pois o estabelecimento é condenado a pagar danos morais e indenização mensal à família, equivalente a 80% do que ganhava o falecido, até a data em que completaria 75 anos. A mesma condenação acontece se ele ficar definitivamente deficiente, com o agravante de que o estabelecimento tem que pagar remédios, enfermeira, ambulâncias, etc. Outro caso muito comum é o fornecimento de informação por falsos seguranças para marginais.
– Segurança vítima do seu despreparo:
O contratante pode ser responsabilizado e condenado a pagamento de indenização caso o segurança contratado vá a óbito. A família da vitima pode alegar que a mesma foi contratada para uma função a qual não estava preparada e/ou para prestar serviço sem equipamento defensivo (colete, arma, entre outros).
– Indenizações trabalhistas:
Caso a empresa terceirizada não pague corretamente os seus funcionários, a contratante pode ser processada por corresponsabilidade e ter que arcar com todo o prejuízo.
– Falsa sensação de segurança:
Um profissional vinculado a uma empresa clandestina não é capaz de garantir segurança para empresa, já que não está preparado e não tem o respaldo necessário para exercer a função, como por exemplo, equipamentos e seguro. Em caso de necessidade o profissional pode esquivar-se de agir, atrapalhando mais do que ajudando a evitar ações de delinquentes.
– Prejuízos financeiros em caso de fiscalizações:
A Ao contratar uma empresa de segurança informal, a empresa está infringindo leis trabalhistas, previdenciárias e diversas outras. Por esse motivo, pode ser punida de diversas formas, inclusive com multas, em caso de fiscalizações da Polícia Federal, Ministério do Trabalho, Previdência, entre outros. Para contratar uma empresa de segurança é preciso apurar a idoneidade da mesma no mercado, bem como a legalização junto à Polícia Federal e ao Sindicato das Empresas de Segurança do Estado de São Paulo, SESVESP.
O Grupo Pro Security atua desde 1986 com ética, transparência e responsabilidade social no mercado de segurança, monitoramento de alarme e imagens, conservação e limpeza. Está entre as maiores empresas de segurança para condomínios e o mercado corporativo da região da Grande São Paulo. Seus colaboradores são capacitados em um centro de formação e treinamento próprio e em academias credenciadas pela Polícia Federal, que também vistoria e credencia a empresa anualmente. A qualificação dos serviços prestados pelo Grupo Pro Security contribui para que esteja entre as seletas empresas do setor que possuem o Certificado de Regularidade em Segurança – CRS conferido pelo SESVESP – Sindicado das Empresas de Segurança Privada de São Paulo.