Seja por descuido, falta de equipamentos adequados ou de preocupação por parte das empresas, mais de 700 mil trabalhadores brasileiros sofrem acidentes de trabalho todos os anos. Os dados, fornecidos pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho, trazem a importância de os gestores compreenderem o que é a segurança do trabalho e como aplicá-la na prática.
O que é segurança do trabalho
O conceito de segurança do trabalho pode ser entendido com um conjunto de normas, ações e medidas preventivas que buscam melhorar as condições de trabalho e realizar a prevenção de doenças e possíveis acidentes.
Para isso são desenvolvidas ações técnicas, administrativas e médicas. Entre as estratégias estão:
- estudo da legislação de segurança do trabalho, assim como normas técnicas e responsabilidades da empresa contratante e do colaborador em relação à segurança;
- análise do ambiente de trabalho;
- análise dos riscos e causas de acidentes de trabalho.
Aqui no Brasil, ela é definida por regras e leis e tida como um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
É regulamentada em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, além de convenções internacionais também utilizadas por no país. Há diversas Normas Regulamentadores, as quais você tem acesso ao clicar aqui.
Empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT, são obrigadas a cumprir a legislação. Para isso, devem contar com profissionais especializados.
Atuação da segurança do trabalho
Dentro de uma empresa, os profissionais de segurança do trabalho podem atuar de diversas formas, com o objetivo principal de adaptar cada tipo ambiente aos seus respectivos colaboradores.
Para alcançar essa meta, são realizadas ações técnicas, administrativas e médicas. Confira algumas delas:
- análise dos ambientes de trabalho;
- estudo das causas de possíveis acidentes de trabalho;
- treinamentos e palestras;
- aplicação de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs);
- aplicação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- possíveis correções em métodos já aplicados;
- análise de resultados;
- ações voltadas à Medicina do Trabalho;
- exames do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- avaliações de fatores de doenças do trabalho;
- indicação de medidas corretivas;
- possíveis avaliações psicológicas nos trabalhadores;
- vacinação segundo o risco de uma função, quando houver;
- registro e guarda das informações segundo as normas em vigência.
Profissionais de segurança do trabalho
Os profissionais responsáveis pela sua execução devem ser os técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho e enfermeiros do trabalho.
O número de profissionais e quais deles serão necessários varia de acordo com o número de colaboradores e o risco oferecido em cada segmento empresarial.
Cada um desses profissionais atua de acordo com sua formação, porém no geral, os técnicos e engenheiros são responsáveis por organizar programas de prevenção, orientar os trabalhadores sobre os principais riscos e como se prevenir, criar planos de prevenção, além de realizar vistorias, elaborar laudos e promover treinamentos.
Por que investir em segurança do trabalho?
Como comentamos, a segurança do trabalho é obrigatória para qualquer empresa. Esse já é um bom motivo para investir, não é mesmo? Afinal, acidentes podem acontecer e as consequências podem ser graves, tanto para o trabalhador quanto para a empresa.
Além disso, a implantação de normas de segurança aumenta a produtividade dos negócios, já que os afastamentos e os gastos em função de acidentes de trabalho reduzem de forma significativa.
Também é importante salientar que funcionários valorizados têm mais motivação para o trabalho. E, caso eles saibam que estão seguros e protegidos de forma profissional, é exatamente isso que vai acontecer.
Veja agora mais algumas vantagens:
- minimização de custos decorrentes de indenizações ou processos trabalhistas relacionados a acidentes de trabalho;
- clima organizacional otimizado, já que a empresa se torna um ambiente saudável;
- mais valor e credibilidade da organização no mercado;
- aumenta a qualidade dos serviços prestados em função da alta produtividade.
Como contratar uma empresa de segurança do trabalho?
Depois de acompanhar esse artigo até aqui, é possível que você esteja interessado em contratar o serviço de segurança do trabalho para sua empresa.
Mas, antes de contratar uma empresa, é necessário considerar alguns aspectos para que o serviço desempenhado seja realmente satisfatório. Veja alguns deles:
- analise a qualificação da equipe e suas formações;
- verifique o tempo de existência da empresa e seu histórico;
- informe-se sobre os locais de atuação e quais os clientes atendidos, para se certificar que a empresa pode atender as necessidades do seu segmento;
- veja se os custos com a empresa serão absorvidos com facilidade pelo seu negócio e quais são as condições de pagamento;
- verifique se a empresa conta com softwares e sistemas automatizados, os quais facilitam e organizam os processos.
Investimentos em segurança do trabalho, sem dúvida, trazem mais credibilidade à empresa, seja por parte dos seus colaboradores ou do mercado.
E, se você acha que pode ser um serviço caro ou até mesmo inacessível, imagine os custos que um acidente de trabalho pode trazer. Por isso, vale a pena encontrar uma empresa que mais se adeque ao seu orçamento e necessidades.
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