A segurança digital é, sem dúvidas, uma pauta importante dentro da TI, que tem por objetivo bloquear as ameaças no ambiente digital.
As conexões online estão cada vez mais presentes em nossa realidade e ao acessar uma simples rede social, por exemplo, pessoas não têm a real noção do perigo de compartilhar informações e expor dados.
Qual a real importância?
Quando falamos sobre tópicos relevantes que envolvem o meio digital é impossível não citar o fator segurança. Afinal, ao mesmo tempo em que a troca de dados acontece de maneira mais dinâmica, naturalmente aumentam os riscos à integridade de dados e softwares de empresas e pessoas físicas.
Abaixo, conheça algumas razões que frisam a necessidade de se atentar à segurança digital de seus dados.
- Proteger dados estratégicos
Entre os dados que uma empresa ou pessoa física têm, a maior parte traz informações relevantes. E perder dados como esses pode colocar em risco a integridade e planejamento do negócio ou indivíduo.
- Controlar a operação no digital
Seja em uma rede social ou na nuvem, as operações e acessos devem ser protegidos por criptografia.
- Evitar fraudes financeiras
Compras na web estão, a cada dia, mais comuns. Hoje, sites e plataformas desenvolveram parâmetros de segurança que criptografam dados dos usuários. Isso é fundamental para evitar fraudes desse tipo.
Ainda assim, é importante ter cuidado com os softwares maliciosos que podem ser instalados de forma sigilosa. E, para isso, temos 3 dicas:
- Não salve senhas e dados de cartões em sites, mesmo que de confiança.
- Não realize logins utilizando seus perfis das redes sociais.
- Utilize, sempre, um antivírus em seu computador.

