Muito se fala em serviços de segurança para grandes organizações. Porém, as pequenas e médias empresas também possuem riscos e vulnerabilidades que, se não receberem a devida atenção, podem ser a porta para atos criminosos.
Um levantamento da Symantec mostrou que ataques a pequenos negócios vem aumentando a cada ano. Outro dado alarmante é do Relatório do Instituto Provar/FIA, o qual apontou que somente furtos e fraudes cometidos por funcionários causam um prejuízo anual de R$2,2 bilhões ao varejo do Brasil, o que equivale a R$70,00 por segundo. Certamente uma grande porcentagem de PMEs faz parte dessa estatística.
Quais os fatores de risco mais comuns nas pequenas empresas?
Apesar de a grande maioria dos empreendedores saberem que os serviços de segurança são importantes para proteger seu patrimônio humano e material, muitos deles ainda deixam de contratar empresas e profissionais especializados por pensar em questões financeiras.
Porém, a falta desse apoio pode expor as pequenas empresas a uma série de riscos, os quais podem ocasionar graves prejuízos. Ou seja, é uma economia que muitas vezes não compensa.
Entre os principais problemas que podem ocorrer estão:
- o aumento na probabilidade de furtos e roubos, tanto do público interno quanto do externo;
- fuga de informações e sabotagem;
- acessos não autorizados, o que pode ocasionar uma série de problemas;
- depredação e vandalismo;
- insegurança de colaboradores e consequente queda no rendimento.
Quais são os serviços de segurança e sistemas indispensáveis para PMEs?
Para que os serviços de segurança sejam realmente eficientes, eles devem ser criados a partir de um plano onde constem as principais vulnerabilidades e as medidas necessárias para minimizar qualquer tipo de ato criminoso.
Veja agora os serviços indispensáveis para empresas que buscam proteger bens materiais e também seus colaboradores:
Sistema de alarme
O sistema de alarme é um item básico em qualquer projeto de segurança. Isso porque, por meio de sensores instalados em locais estratégicos, é possível detectar acessos indesejados, os quais são monitorados por uma central, a qual age rapidamente antes que furtos, roubos e outras ações criminosas possam acontecer.
Monitoramento por câmeras
O sistema de vídeo também é um dos serviços de segurança essenciais para pequenas e médias empresas, tanto para inibir a ação de bandidos quanto para acompanhar movimentações incomuns no dia a dia da empresa.
Por meio do monitoramento por câmeras é possível acompanhar as imagens em tempo real e por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, de onde o empreendedor estiver será possível monitorar o que está ocorrendo em seu negócio.
Além disso, as imagens são gravadas e registradas em um banco de dados onde é possível acessá-las sempre que necessário.
Controle de acesso
Saber quem entra e quem sai da empresa é um requisito fundamental para a segurança. Nesse sentido, contar com sistemas de controle de acesso que garantam que somente pessoas autorizadas acessem às dependências da empresa e suas áreas críticas também é essencial.
Esse serviço de segurança pode ser feito de diversas formas, como por catracas, uso de crachás, biometria, portas automáticas e fechaduras eletrônicas.
Vigilância e monitoramento
Contar com sistemas de segurança sem que estejam interligados à uma central de monitoramento pode não ser tão eficiente.
Isso porque, por mais que os dispositivos alertem sobre movimentações suspeitas, se não houver vigilantes e profissionais especializados para tomar as atitudes necessárias, a empresa fica vulnerável da mesma forma.
Como você pôde ver em nosso artigo sobre serviços de segurança, esses não devem ser um privilégio somente de grandes empresas. Muito pelo contrário!
Seu negócio já conta com algum sistema de segurança patrimonial? Não. Já ouviu falar da consultoria de segurança? Confira aqui como funciona