O que antes era algo eventual, virou rotina.
Nos últimos anos – principalmente pós pandemia – os condomínios passaram por uma transformação silenciosa — porém profunda. O fluxo de encomendas se multiplica a cada ano em função de aplicativos, e-commerces, assinaturas e todo o mercado online.
Hoje, em muitos condomínios, parte do “trânsito” da portaria não é apenas de visitantes, mas de entregadores.
Motoboys se apresentam para retiradas e entregas o dia todo, dezenas de pacotes chegam por hora e a portaria passa a ter um novo desafio: garantir controle, cuidado e rastreabilidade deste fluxo, sem abrir mão do foco original, que é controlar o acesso e proteger pessoas e patrimônios.
É aqui que nasce uma pergunta que todos nós do segmento já conhecemos:
Quem cuida do caminho da encomenda dentro do condomínio?
A Segurança Evolui Quando o seu Campo de Cuidado pode ser Ampliado
Este “pequeno” trajeto — do recebimento de mercadorias até as mãos do morador — se tornou um novo ponto crítico de experiência e de segurança.
“Quem recebeu? Que horas? Onde está? Puxa nas câmeras..”
Se não existe controle, aumenta o risco.
Se não existe rastreabilidade, aumenta o conflito.
Se não existe processo, sobra demanda (e stress) para a portaria.
E é exatamente nesse contexto que as soluções inovadoras começam a surgir no mercado. A visão da nova gestão condominial não é mais apenas “controlar o acesso” — mas controlar toda a jornada dentro do condomínio para que síndicos e moradores possam ter mais confiança e tranquilidade.
E isso inclui: pessoas, visitantes, prestadores de serviço e agora … encomendas.
Se a tecnologia já permitiu elevar o padrão de controle e monitoramento no acesso tradicional, por que esse nível de inteligência não pode chegar também às entregas internas?
Tecnologia & Humanização
Mais do que uma “recepção de encomendas”, estamos falando de novas rotinas, novos protocolos e novos profissionais sendo formados para esta função.
E aqui existe um valor social importante que não pode passar despercebido!
A Pro Security está implementando esse novo serviço dando protagonismo para mensageiros capacitados — profissionalizando, treinando e gerando oportunidade para que eles façam parte de uma solução real de impacto dentro dos condomínios.
Mas inovação também é sobre integração inteligente entre pessoas e tecnologia. Por isso, o serviço conta com um software exclusivo de gestão de encomendas, que garante rastreabilidade, agilidade e controle total de cada entrega.
Para alguns condomínios, essa solução tecnológica poderá ser oferecida de forma independente, permitindo que a equipe interna mantenha o processo digitalizado e eficiente.
Humanizar a tecnologia é isso: preparar pessoas para operar inovação — e usar a inovação para valorizar o trabalho humano.
A partir do momento em que o condomínio consegue saber exatamente o que chegou, onde está, quem recebeu e quando foi entregue — ele alcança um novo patamar de eficiência e tranquilidade.
A Mensageria deixa de ser improviso e vira disciplina.
E quando isso acontece, a segurança passa a ser percebida não apenas como barreira de proteção, mas como uma inteligência contínua que cuida de tudo que importa no dia a dia de síndicos e moradores.
Segurança deixa de ser apenas “quem entra” e passa também a ser onde está o que é seu.
Esse é o novo caminho.
E essa é a evolução que a Pro Security escolheu liderar.
Conheça mais sobre o novo serviço Mensageria Pró!

