Março chegou, e esse mês nos traz algumas pautas importantes para a conscientização no mundo da saúde.
Nós da Pro Security prezamos pelo bem da sociedade e, por isso, não poderíamos deixar de fazer a nossa parte trazendo mais visibilidade e entendimento sobre as mesmas. Assim sendo, nesse artigo iremos compartilhar as razões de cada cor que representa o mês que estamos. Vem com a gente!
Março Roxo: Epilepsia
Tem como objetivo conscientizar a população sobre a epilepsia e combater o preconceito que as vítimas da síndrome sofrem. Afinal, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), atinge mais de cinquenta milhões de pessoas no mundo. A Organização também cita que com o diagnóstico e tratamento corretos, 70% das pessoas podem ficar livres das crises.
A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que são recorrentes e geram as crises epilépticas, que não tem cura.
Existem tratamentos que auxiliam o paciente a ter suas crises controladas por medicação, o que faz com que o mesmo consiga viver uma vida normal.
Março Lilás
Nessa campanha o objetivo é conscientizar sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
Esse é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Nesse caso, a importância da conscientização é alta. Afinal, na maioria das vezes, ele pode ser evitado especialmente por sua vacina, que previne 70%dos cânceres no colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Março Azul Marinho
Conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Esse tipo de câncer se origina no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus, além disso tem alta chance de cura se diagnosticado logo no início, por isso a importância da conscientização e de manter os exames em dia.
E, dentre tantas causas importantes para um mês, queremos reforçar que, para todas, o importante é a disseminação da informação para o máximo de pessoas.
Afinal, só dessa forma conseguimos o maior número de curas ou, dependendo da doença, melhor qualidade de vida através da busca de diagnósticos e tratamentos.
Tenha uma atitude Pro e compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares.

