Pode-se estabelecer que a vida de um edifício tem duas fases: a construção e o seu uso. Uma série de problemas relativos à durabilidade podem ser resolvidos durante a primeira fase. Um bom projeto, uma orientação adequada, o correto atendimento às normas e ao programa de uso, além da qualidade dos materiais utilizados, são procedimentos importantes para determinar a durabilidade do edifício. Para isso, é possível realizar a manutenção preventiva predial.
Uma boa manutenção preventiva predial necessita de um conjunto de atividades e serviços que visam proporcionar aos condôminos segurança, bem-estar e conservação da edificação. Além de ser benéfica para os moradores, a manutenção preventiva busca também reduzir os custos, evitando que haja grandes reformas e proporcionando maior controle nas necessidades do condomínio.
Manutenção Preventiva Predial
Porém, independentemente dessas circunstâncias, procedimentos regulares e programados de manutenção são essenciais para a conservação da edificação, evitando a danificação inesperada, e ainda permitindo a previsão segura de gastos periódicos do condomínio. A esse procedimento, dá-se o nome de Manutenção Preventiva.
Periodicidade
A periodicidade dos serviços de Manutenção Preventiva Predial depende do sistema e das condições de uso esperadas. Para o paisagismo (jardins internos e externos, elementos paisagísticos, vasos e floreiras), que inclui os serviços de limpeza, remoção de resíduos, podas e consertos, recomenda-se manutenção mensal.
No caso dos pisos (revestimentos, juntas, rodapés, pisos elevados e pisos externos), pode-se estabelecer uma periodicidade bimestral ou semestral, dependendo da necessidade de limpeza, inspeção, verificação e reparos.
Esquadrias (portas, vidros, caixilhos de alumínio, ferro e madeira), sistema hidráulico (caixa d’água, abastecimento, torneiras, registros e válvulas), paredes (revestimentos, blocos e placas) e estrutura (fundações, pilares, vigas e lajes) necessitam de inspeção semestral.
Outros sistemas são mais variáveis, como o elétrico (quadro de entrada, circuito tomadas, interruptores, iluminação, luminárias, lâmpadas) e cobertura (vigamento, telhado, impermeabilização, calhas e condutores).
Quer um guia prático, didático e personalizável sobre Manutenção Preventiva Predial? Clique aqui
Fonte: Livro Prático do Síndico – SíndicoNews