Se você de alguma forma é envolvido com a construção civil ou mercado imobiliário e atua em São Paulo, deve ficar atento à nova legislação que diz respeito aos hidrantes de parede.
Desde o dia 05 de junho, quando a lei foi sancionada pelo prefeito, Bruno Covas, todos os edifícios que forem inaugurados devem contar hidrantes urbanos de coluna.
Esses serão conectados à rede pública de água e, em caso de algum incidente, podem ser acoplados às mangueiras do Corpo de Bombeiros.
A medida vale para aqueles empreendimentos com mais de 40 unidades, loteamentos comerciais e industriais e área construída igual ou maior do que 4 mil m². Além disso, aqueles que passarem por reformas ou ampliação de área também devem instalar hidrantes.
As punições pra quem descumprir a lei serão publicadas em um prazo de até 90 dias.
Detalhes sobre a instalação dos hidrantes de parede
De acordo com a nova legislação, os hidrantes de parede devem ser instalados a uma distância de até 300 metros dos edifícios.
Caso na região do empreendimento exista um hidrante a essa distância, as construtoras deverão instalar um novo equipamento ou fazer a manutenção do hidrante em local a ser definido pela Sabesp.
Vantagens dos hidrantes de parede
Segundo o professor da PUC-SP, em entrevista para o Estadão, os hidrantes urbanos de coluna são bons auxiliares para o Corpo de Bombeiro em caso do incêndios, por serem instalados fora dos empreendimentos, mas próximos aos locais, de fácil acesso e sempre abastecidos.
Ou seja, podem ajudar a salvar vidas e reduzir danos aos patrimônios. Porém, antes da nova lei, os edifícios não vinham optando por instalar os hidrantes pelo espaço que ocupavam nos estacionamentos e deixavam se contar com essa proteção. Mas agora isso não será mais uma opção, mas sim uma obrigatoriedade para todas as construtoras.
Lembrando que, apesar de os hidrantes de parede serem equipamentos auxiliares, os edifícios não devem deixar de contar com outros equipamentos, como os extintores e sistemas de detecção de incêndios.
bergama escortNosso artigo sobre a nova leia a respeito dos hidrantes em edifícios foi útil para você? Acha que pode ser interessante para os seus conhecidos? Confira também as mudanças na legislação para o uso de portões eletrônicos.