O porteiro é o profissional que tem sua atividade baseada em três pilares: garantir a ordem do local, receber as correspondências e e controle acesso de pessoas e veículos.
A portaria de condomínios e empresas é o ponto principal para a segurança de pessoas e patrimônios. Local de entrada de moradores, visitantes e prestadores de serviços, a portaria é um dos pontos mais vulneráveis em edifícios, sendo assim a função de porteiro requer cuidados específicos para, em parceria com os moradores, evitar ações criminosas.
O profissional responsável pela área deve ser extremamente qualificado para adotar os procedimentos corretos de acordo com as situações vivenciadas. O porteiro tem como função ser o principal responsável pelo controle e segurança inicial das instalações para garantir a ordem vigente.
A função do porteiro é organizacional e deve estar sempre preparado para agir de acordo com as normas estabelecidas e as instruções recebidas para a execução de suas tarefas dentro da portaria.
A comunicação da portaria com moradores é fundamental para manter a organização e identificar a entrada de pessoas que não residam no condomínio, como funcionários domésticos, prestadores de serviços e visitantes.
As principais funções dos porteiros em prédios se baseiam em três pilares: garantir a ordem do local; recebimento de correspondências; e controle acesso de pessoas e veículos.
O profissional que exerce a função de porteiro é responsável por:
• Orientar a entrada de pedestres e veículos:
A portaria é o ponto inicial para a entrada em edifícios comerciais e residenciais. O porteiro deve averiguar e instruir visitantes no momento de acesso e guiá-los para o local adequado.
• Averiguação da entrada e saída de pessoas:
Identificar visitantes e garantir seu ingresso e regresso do local durante sua estadia nas instalações.
marmaris escortO porteiro é quem autoriza a entrada e saída de pessoas, apenas após a confirmação da identidade de visitantes e confirmação de moradores que o acesso pode ser liberado.
• Recebimento de correspondências:
Todas as correspondências são entregues na portaria e cabe ao porteiro realizar uma triagem e entregar ao destinatário correto.
• Atendimento ao interfone:
O interfone é a conexão do porteiro com os moradores e ele deve ser utilizado para entrar em contato com os residentes.
• Cumprir as ordens do zelador e reportar as reclamações:
O porteiro é os olhos e os ouvidos dos zeladores. As reclamações devem ser passadas para o zelador tomar as providências necessárias.
Agora que você já conhece quais são as atribuições de um porteiro, entenda quais são as diferenças entre vigia e vigilante e mantenha sua segurança nas mãos de bons profissionais.

