Acidentes com o portão da garagem são de responsabilidade do condômino ou devem ser cobrados do edifício?Incidentes e batidas acontecem e é importante que os casos sejam analisados individualmente, já que suas particularidades podem levar a diferentes soluções.
Acidentes com o portão: identificando a responsabilidade
Quando um carro é danificado na garagem, por exemplo, existem dois possíveis cenários:
– Caso haja manobrista e seja possível comprovar através de gravações que o acidente aconteceu dentro do condomínio e por algum descuido do profissional ou outra eventualidade é possível pedir indenização para o empreendimento.
– Por outro lado, quando a responsabilidade é do condômino ou de terceiros, a pessoa que motivou o incidente deve ser responsabilidade, ressarcindo os danos ao condomínio, inclusive.
E quando o portão fecha em cima de um automóvel, o que fazer?
Considerando que a manutenção do equipamento precisa estar em dia, o seguro do portão deve arcar com os custos do conserto – do equipamento e do carro. Se, entretanto, foi o porteiro quem por descuido causou o incidente, cabe ao morador entrar em contato com o condomínio para que esse possa arcar com os custos do conserto ou acionar o seguro, caso o tenha.
Por fim, se o acidente com o portão ocorre por irresponsabilidade do motorista, como por exemplo em uma situação em que ele aproveita a passagem de outro carro, cabe ao mesmo se responsabilizar pelos danos causados, tanto ao seu próprio veículo, quanto ao do portão.
Como você viu é importante manter a manutenção predial para evitar essa fatalidades e dor de cabeça para síndicos e moradores, e uma das maiores preocupações de quem administra e gerencia condomínios é a manutenção dos equipamentos. São diversos itens a serem observados para garantir a segurança dos moradores e funcionários, exigindo o máximo de cuidado em todos os detalhes. Então veja aqui como criar um calendário de manutenção para o seu condomínio.
