Para o síndico, conhecimento e cuidado são essenciais, já que ele assume responsabilidades civil e criminal perante o que ocorre no empreendimento.
Além de ser conciliador e acessível aos condôminos, é importante que o síndico atue como uma ferramenta de prevenção de contratempos no condomínio.
Para isso, é preciso que ele esteja ambientado com áreas como Direito, Contabilidade e Administração, que dão ao profissional conhecimento para manter a rotina de manutenção em dia, evitar acidentes e, consequentemente, ajudar a ter um local saudável e tranquilo para moradores e colaboradores. Não existe um curso obrigatório, uma graduação ou a exigência de um diploma para se tornar síndico, contudo, existem sim, cursos que qualificam e capacitam o interessado em se tornar um síndico profissional, cursos como esses são um diferencial!
Em casos de acidente dentro do Condomínio, por exemplo, quando há evidências de que houve negligência na manutenção da estrutura (como a não renovação de laudos e seguros necessários), Síndico e Condomínio podem ser responsabilizados civil e criminalmente, gerando uma série de problemas.
Para facilitar o dia a dia do condomínio, o síndico pode contar com a ajuda de uma administradora. Ela, em parceria com o profissional, confere segurança e qualidade no cumprimento das responsabilidades legais.
Gostou do conteúdo? Nos acompanhe em nossas redes sociais!

