A segurança hoje é parte do dia-a-dia de todos, inclusive das escolas. Uma pesquisa do Ibope detectou que 87% dos pais priorizam a segurança no momento de escolher a escola dos filhos, por isso as instituições de ensino têm se preocupado cada vez mais com o tema.
O caminho escolhido por muitas delas passa pela escolha de um serviço terceirizado de segurança prestado por empresas especializadas como a Pro-Security. E faz sentido. Com uma empresa especializada, a segurança é feita por profissionais treinados e o uso de equipamentos de última geração, tudo planejado e executado em detalhes.
Este trabalho de segurança envolve uma série de atividades que pode ser resumida em cinco passos:
- Particularidades de cada instituição de ensino;
- Avaliação da rotina dos colégios, funcionários, professores e alunos;
- Análise de situações de risco e vulnerabilidades aos quais a instituição está exposta;
- Planejamento de ações que estejam alinhadas às necessidades da escola;
- Implementação de ações de forma integrada, visando à proteção das pessoas e do patrimônio.
É a partir da análise detalhada destes pontos que serão criadas estratégias assertivas de segurança para uma unidade escolar. Estas estratégias vão resultar e atividades como:
Portaria e controle de acesso – este serviço ajuda no controle de entrada e saída de pessoas do ambiente escolar e também dá suporte ao controle do fluxo de veículos com a ajuda de sistemas de cadastros, catracas e outros equipamentos.
Monitoramento – modernos equipamentos para circuito fechado de câmeras e TV são utilizados 24 horas por dia, realizando gravação e armazenamento de imagens (disponíveis para o cliente).