Uma casa sustentável envolve ter ações alternativas mais econômicas, que minimizem o consumo de recursos não renováveis, ajudando assim o meio ambiente.
Como tornar sua casa sustentável?
Há muitas pessoas que realmente desejam colaborar com a preservação do meio ambiente, mas nem todas sabem que caminho tomar. Para ajudar, preparamos 5 dicas práticas e eficientes que vão facilitar esse processo. Confira!
1. Reduza o consumo de água e energia
Para começar, o básico: tenha como meta economizar energia e água. O seu consumo se reflete diretamente nelas, e acompanhar os gastos mês a mês é um bom parâmetro para saber se você está sendo econômico ou não.
2. Diminua o consumo de descartáveis
Existem inúmeros produtos com embalagens biodegradáveis, isto é, aquelas vulneráveis a agentes biológicos. Dê preferência a eles! Também prefira itens que utilizem embrulhos de papel e deixe de lado as velhas sacolas do supermercado. Usar uma bolsa reutilizável ou um carrinho de compras são excelentes formas de minimizar o consumo de plástico.
3. Reaproveite embalagens
Mas se realmente for necessário comprar produtos em embalagens difíceis de descartar, que tal reutilizá-las?
Com certeza você pode encontrar um bom uso para muitas embalagens, sem ter que descartá-las no meio ambiente a todo momento (e o Google pode te ajudar muito nesse processo).
4. Tenha uma pequena horta
Que tal usar os velhos potinhos de margarina ou sorvete para plantar uma hortinha em casa? E por que não garrafas pet de água e refrigerante? As pequenas hortas cabem em qualquer espaço e podem ser feitas até na vertical. Aproveite o cantinho da área de serviço onde há luz solar durante o dia ou uma parede da varanda.
5. Separe o lixo reciclável
Para colaborar com o meio ambiente, uma tarefa muito simples também ajuda: separar o lixo reciclável do orgânico. Soma-se a isso a preocupação em reaproveitar o lixo doméstico. Vidros, plásticos, papéis não metalizados e outros itens podem ser reutilizados.
Essas dicas foram muito úteis, né? Elas podem ser colocadas em prática facilmente e ainda ajudam na manutenção de uma casa sustentável. Comente aqui o que achou e quais você já vai aderir sem pensar duas vezes!

