Uma coisa que todos podem notar é que, a cada dia, a violência e índices de roubo, furtos e golpes aumentam continuamente. E, em sua maioria, as vítimas são indivíduos mais vulneráveis, como: idosos e crianças.
Pensando nisso, elaboramos uma lista de cinco dicas de segurança para você passar para as crianças de forma que fiquem mais seguras, dentro e fora do mundo digital. Confira:
- Alerte as crianças e adolescentes sobre a interação com estranhos
Nessa fase da vida não sabemos quem são as pessoas confiáveis e quem não, por isso precisamos da supervisão de nossos pais.
Por isso, o quanto antes, é necessário que os pais comecem a introduzir a criança nesse tema, tomando cuidado para não as assustar sem necessidade.
Inclusive por conta de jogos online, onde a interação é internacional e sem muito controle.
- Nunca deixe seus filhos sozinhos, ainda mais em locais com grande movimentação
Locais movimentados ou com superlotação tem condições potencializadoras para raptos e para que as crianças se percam.
Para precaver qualquer uma das situações citadas, busque repassar informações primordiais, como: nome dos pais, onde mora, número de telefone, idade para que consigam entrar em contato em situação de emergência, além de indicar quais as figuras de autoridade que possam o ajudar, como: policiais, bombeiros, lojistas, entre outros.
- Jamais aceitar objetos, presentes ou caronas de pessoas desconhecidas
É mais do que importante que eduquem seus filhos para que nunca aceitem carona de desconhecidos, mesmo que eles se mostrem pessoas boas e bem-intencionadas.
Para o digital: evitar conversar com estranhos e, ainda mais, passar informações pessoais.
- Evite locais escuros e desertos
Para crianças, grande parte dos ambientes já é algo perigoso quando se está sozinho, principalmente à noite, em um ambiente de menos movimentações nas ruas.
- A qualquer sinal de perigo, fale com seus pais
É necessário que os pais sejam compreensivos e saibam acalmar e proteger seus filhos contra qualquer perigo que a mesma tenha relatado.
Por isso, esteja sempre atento e pronto para informar e acolher. Assim, irão precaver diversos tipos de situação.
Agora que você já sabe quais as melhores medidas e situações de risco para os seus filhos, não deixe de começar a tomar as atitudes necessárias. Proteja quem você ama.

