O síndico profissional é o gestor contratado para gerenciar a administração de um condomínio. A sua aquisição é decidida pelos moradores em assembleias gerais quando nenhum outro condômino se dispõe a ocupar o cargo ou quando se entende que é necessária a contratação de um perfil profissional.
Em meio a tantas responsabilidades somadas às atividades pessoais e profissionais, sua rotina de administração pode ficar comprometida, gerando dificuldades de gestão. Como resultado, leva-se mais tempo e esforço para executar todas as tarefas necessárias.
Pensando nesse cenário, listamos neste artigo 6 dicas que podem facilitar seu dia a dia. Confira abaixo!
1- Estabeleça horários definidos
É bem comum que você tenha que lidar com todo tipo de ocorrência nas mais diversas horas do dia, então nossa primeira dica é estabelecer horários para cuidar de suas funções como síndico, período também em que os condôminos poderão procurá-lo para tratar de quaisquer assuntos.
Só vale ressaltar um detalhe: garanta também que os moradores possam fazer suas reclamações e solicitações junto a um livro específico em horários que você esteja indisponível.
2- Fique por dentro da legislação
Se atualize constantemente sobre as mudanças da legislação para evitar tomar decisões equivocadas. Com isso, você evita problemas legais.
3- Regulamento Interno claro e abrangente
Para isso é fundamental existir um Regulamento Interno detalhado, englobando o máximo de situações possíveis, de forma que a sua necessidade de arbitrar eventuais conflitos fique restrita a situações de exceção.
Caso exista alguma necessidade de arbitragem de conflitos é importante buscar resolver toda e qualquer pendência de maneira eficiente e imparcial. O mesmo vale para discussões e conflitos nas assembleias: o quanto antes quaisquer disputas forem solucionadas, menor o impacto em seu dia a dia.
4- Procure se manter organizado
Lembre-se: quanto mais organizado você for, menos esforço terá que empreender posteriormente para encontrar informações importantes. Para isso, você pode contar com algum software que te auxilie na gestão.
5- Comunique-se do jeito certo
As reclamações e exigências de prestação de contas que chegam até você diminuirão consideravelmente com o investimento em uma comunicação de qualidade e que alcance todas as pessoas do condomínio.
Apostar na comunicação adequada é, portanto, indispensável para aperfeiçoar a rotina e garantir máxima satisfação dos condôminos com seu trabalho. Fixar regras de maneira clara e comunicar as decisões tomadas em assembleias também são formas ativas de melhorar as tarefas usuais, pois diminuem a necessidade de repetir individualmente os informes para cada condômino.
6- Terceirização dos serviços
Parte da dificuldade da rotina de um síndico está ligada à necessidade de administrar equipes com funções diferentes, como o time da limpeza ou da segurança do edifício, mas com a terceirização essa se torna uma preocupação a menos.
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