Ter uma piscina em casa é o desejo de muita gente. E não é por menos! As piscinas, além de serem refrescantes em dias de verão, tornam as residências mais charmosas e acolhedoras. Porém, para aqueles que já contam com uma em sua residência ou estão pensando em adquirir ou construir, há uma dúvida comum: afinal, como deve ser a limpeza de piscina e como fazer isso sozinho? É o que mostraremos a seguir!
Importância da limpeza de piscina
Antes de mostrarmos um passo a passo que irá tornar você um expert em limpeza de piscina, é importante que saiba que, além da estética, mantê-la higienizada contribui para a saúde de sua família, pois torna a água saudável.
Além disso, ninguém quer uma área externa com aspecto sujo e abandonado, não é mesmo? Por isso, é importante ter uma rotina para que a sujeira não se acumule e, com isso, torne a água turva e com algas, o que dificulta no momento da limpeza.
Passo a passo de como manter a piscina sempre limpa
Para acabar com suas dúvidas e fazer com que sua piscina atual ou futura esteja sempre limpa e convidativa para o banho, confira o nosso passo a passo e veja como o processo é simples:
Mantenha limpa a área externa da piscina
É impossível manter uma piscina limpa, exceto quando está coberta, com uma área externa com sujeira e resíduos acumulados. Isso porque o trânsito de pessoas e animais e fatores como o vento e a chuva contribuem para que eles acabem por cair na água. Então, o primeiro passo deve ser o de varrer o entorno de piscina e levar a sujeira para longe.
Instale uma ducha
Pode parecer luxo, mas uma ducha próxima à piscina faz toda a diferença, pois o banho de ducha antes de entrar faz com que o suor e resíduos que seriam depositados nela sejam eliminados.
Peneire a sujeira em suspensão
O terceiro passo deve ser o de limpar a superfície da piscina com a ajuda de uma peneira. Esse deve ser feito diariamente, dessa forma se evita que a sujeira vá parar no fundo ou, ainda, haja reação com o cloro.
Lembrando que esse processo deve ter ainda mais atenção nos meses de outono e inverno, quando os ventos são mais fortes e, com isso, podem contribuir com a entrada de resíduos.
Regule o cloro
Para manter uma piscina limpa e saudável, é necessário manter o cloro sempre regulado. Ele é o responsável por eliminar microrganismos nocivos à saúde e evita a proliferação de mosquitos que causam doenças.
A medição deve ser feita com um kit específico encontrado em casas especializadas. Os níveis ideais de cloro são entre 1 e 3ppm.
É importante que você saiba que o produto evapora com o tempo, portanto, mesmo que a piscina fique um período sem ser utilizada, é importante fazer a medição do cloro periodicamente.
Analise o PH e a alcalinidade
Além do cloro, tanto o PH quanto a alcalinidade devem ser medidos para que a água permaneça saudável. Para ambos os casos, também é possível se utilizar de kits. No caso do PH, os níveis aceitáveis são de 7,2 a 7,6 e para alcalinidade, entre 80 e 120ppm.
É importante que alcalinidade esteja perfeita, pois no caso de estar muito baixa a água pode ficar verde ou opaca, e quando muito alta deixa a água turva, além de causar possíveis incrustações nas tubulações, dificultando e encarecendo as manutenções.
Decante e aspire
A decantação e a aspiração da piscina devem acontecer todas as semanas para que ela se mantenha limpa.
Apesar de a peneira retirar boa parte da sujeira, pequenas partículas e resíduos depositados no fundo acabam ficando, por isso é importante esse complemento.
O decantador é um produto que reage com pequenas partículas, fazendo com que elas se separem da água. A partir daí o aspirador entra em ação para retirá-las totalmente.
Escove a piscina e limpe as bordas
Semanalmente, quando for realizar a limpeza de piscina por meio da decantação e da aspiração, aproveite para escovar o tanque e limpar as bordas. Para isso, podem ser utilizados uma escova própria para essa finalidade e um cabo telescópico, ambos vendidos em lojas especializadas.
Isso irá contribuir para que a sujeira acumulada no tanque fique solta e possa ser decantada e aspirada posteriormente, além de não acumular sujeiras tão comuns nas bordas.
Esses são todos os passos necessários para a limpeza de uma piscina. É necessário frisar que todos os procedimentos devem ser realizados por um técnico especializado e com formação especifica para realizar esse tipo de limpeza!
Você sabia que outro cuidado importante de manutenção em condomínios é a pintura da fachada? E existe lei para isso! Saiba mais.

