A portaria é um dos locais de maior movimento em um condomínio. Afinal, a entrada e a saída de pedestres é recorrente. Se ela não tiver a segurança necessária, dificilmente os moradores estarão protegidos em suas unidades e muito provavelmente, problemas podem começar a aparecer.
Será que o seu condomínio adere aos procedimentos fundamentais de segurança? Confira no artigo quatro para adotar agora mesmo!
1. Iluminação das áreas
A luz é um complemento de uma segurança de qualidade, ainda mais quando escurece. De nada adianta ter profissionais capacitados se não existe uma boa iluminação no local.
Esteja sempre atento ao monitoramento e manutenção das luminárias em áreas comuns, como garagens, vias, etc. Uma dica é instalar sensores automáticos de movimentação em algumas partes.
Dessa forma, além de garantir a luminosidade, há economia de energia, pois o sensor só acenderá quando tiver a presença de alguém.
2. Instalação de câmeras de vigilância
Instalar câmeras de vigilância dentro e fora da área do condomínio também facilitará muito a visão do espaço como um todo. No sistema da Homety, por exemplo, é possível visualizar, em tempo real, todas as imagens das câmeras de segurança.
Com isso, moradores e síndicos podem ter um acesso mais facilitado e seguro, dispensando o trabalho de um porteiro.
3. Implementação de sistemas de segurança automatizados
Hoje em dia, não é mais necessário ter um porteiro, de forma física, para realizar determinadas funções. Por exemplo, entrar dentro do condomínio pode ser muito mais seguro se o morador tiver sua biometria cadastrada ou a placa do seu carro no sistema de controle de acesso.
Chamamos essa tecnologia de portaria remota. Já ouviu falar? Ela é capaz de diminuir as falhas humanas, gastos com funcionários e aumentar o nível de segurança do condomínio.
4. Conscientização de moradores
O papel de um síndico e/ou zelador é, sobretudo, alertar os moradores dos possíveis riscos que eles possam estar expostos. Por isso, oriente-os a nunca deixa portas destrancadas, chaves embaixo de tapetes ou dar a liberação para alguém que eles não tenham ciência, por exemplo.
Por mais que a portaria seja segura 24 horas por dia, os condôminos também devem fazer a sua parte. Afinal, nunca se sabe, de fato, quem está entrando dentro do espaço!
Outras dicas como essa você encontra aqui no blog da Pro Security. Acompanhe!


2 Comentários
Dirani silva do monte Publicado em20:02 - 25 de novembro de 2020
Gostaria de trabalhar com vcs
Eduardo Martins Publicado em18:15 - 26 de novembro de 2020
Olá, Dirani! Tudo bem?
Para se candidatar às nossas vagas, basta acessar esta página: https://grupoprosecurity.pandape.com.br/
Boa sorte!