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  • 11 de agosto 2023

Empresa de Segurança: Conheça as características comuns às melhores

Empresa de Segurança

Desde os primórdios, os seres humanos têm procurado proteger-se de perigos, seja através do uso do fogo, da busca por abrigo ou do desenvolvimento de armas primitivas.

Com o progresso da sociedade, as formas de proteção também se tornaram mais complexas. Hoje, contamos com uma variedade de equipamentos e serviços para nos proteger de ameaças físicas, financeiras e até mesmo psicológicas.

Uma das atividades mais relevantes atualmente é a prestada pelas empresas de segurança patrimonial, que oferecem uma diversidade de serviços, como monitoramento, escolta, rondas, controle de acesso e até mesmo treinamento na área.

No entanto, a escolha de uma empresa de segurança é uma decisão importante, uma vez que muitas delas operam sem a devida autorização.

Pensando nisso, apresentaremos os requisitos obrigatórios para atuar nesse ramo e as características que você deve observar antes de contratar o serviço. Vamos lá?

Quais são os principais serviços prestados por empresa de segurança patrimonial?

Uma empresa de segurança patrimonial é aquela que oferece serviços de proteção e vigilância de pessoas, áreas ou bens, mediante o uso de profissionais qualificados, equipamentos adequados e tecnologia avançada.

Veja o que você pode contratar:

  • Vigilância patrimonial: visa proteger o patrimônio em estabelecimentos públicos ou privados, urbanos ou rurais. Isso é feito por meio da presença de vigilantes armados ou desarmados, que podem realizar rondas, controle de acesso, monitoramento eletrônico e outras atividades preventivas.
  • Transporte de valores: visa garantir o transporte seguro de dinheiro, joias, obras de arte, documentos ou outros bens de valor, mediante o uso de veículos especiais (carro-forte), escolta armada e sistema de rastreamento.
  • Escolta armada: busca garantir a segurança no transporte de qualquer tipo de carga ou pessoa, em rodovias ou estradas, através da presença de vigilantes armados e treinados para enfrentar situações adversas.
  • Segurança pessoal: visa garantir a proteção individual de pessoas que estejam sob ameaça ou risco, como autoridades, executivos, celebridades ou testemunhas, através da presença de vigilantes armados ou desarmados, que acompanham o cliente em seus deslocamentos e eventos.
  • Terceirização de portaria: assegura a proteção de condomínios, centros comerciais e outros locais que necessitam de controle de acesso por meio de profissionais treinados para fiscalizar a entrada e saída de pessoas, veículos e mercadorias.
  • Consultoria em segurança: além dos serviços operacionais, muitas empresas de segurança também oferecem consultoria para auxiliar na identificação de vulnerabilidades e na implementação de medidas preventivas.

Quais são os requisitos obrigatórios para as empresas que atuam com segurança patrimonial?

Para abrir uma empresa de segurança privada no Brasil há muitos requisitos obrigatórios. Podemos considerar que o principal deles é a autorização de Funcionamento da Polícia Federal.

O documento é válido por 1 ano e comprova que a empresa possui capital e estrutura suficientes para operar, além de assegurar que os sócios, administradores, diretores e gerentes não tenham condenação criminal registrada.

Também é necessário contar com, no mínimo, 15 vigilantes devidamente habilitados em um curso de formação credenciado pela Polícia Federal. Ou seja, eles devem possuir a CNV (Carteira Nacional do Vigilante).

Mas isso não é tudo, a Portaria n.º 3.233/2012-DG/DPF estabelece ainda que um vigilante deve:

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de vinte e um anos;
  • Ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • Comprovar idoneidade, apresentando certidões negativas de antecedentes criminais, que demonstrem a ausência de registros de indiciamento em inquérito policial, processos criminais em andamento ou condenações anteriores em processos criminais, na jurisdição em que reside.

Além disso, se os profissionais trabalharem armados, é necessário que as armas estejam devidamente registradas e com as licenças em dia.

Empresa de Segurança: Quais são as características comuns às maiores e melhores?

Além de cumprir os requisitos legais, empresas de segurança de destaque apresentam algumas características comuns, que demonstram o compromisso com a qualidade, eficiência e satisfação dos clientes.

Algumas dessas características são:

  • Experiência: possuem uma trajetória consolidada no mercado, com anos de atuação e casos de sucesso comprovados. Ou seja, contam com know-how para lidar com diferentes situações e demandas, oferecendo soluções adequadas e confiáveis.
  • Capacitação: investem na capacitação constante dos seus profissionais, tanto na parte técnica quanto na parte comportamental. Por isso, contam com uma equipe qualificada, atualizada e preparada para executar os serviços com excelência.
  • Inovação: estão sempre buscando inovar nos seus processos, produtos e serviços, acompanhando as tendências e as necessidades do mercado. Isso significa que oferecem soluções personalizadas, integradas e inteligentes para os seus clientes.
  • Ética: atuam com ética e transparência em todas as suas relações, respeitando as leis, os contratos, os clientes, os colaboradores e a sociedade. Como resultado, têm uma reputação positiva e uma imagem sólida no mercado.

6 Características para observar antes de contratar uma empresa de segurança

Antes de contratar o serviço de uma empresa de segurança, lembre-se de considerar o seguinte:

1- Referências:

Procure conhecer a opinião de outros clientes sobre a empresa de segurança que você pretende contratar.

Verifique se eles estão satisfeitos com os serviços prestados, se houve algum problema ou reclamação e como foi a solução.

Você pode buscar referências na internet, nas redes sociais ou em sites especializados em avaliações.

2- Atendimento:

Observe como é o atendimento desde o primeiro contato. Confira aspectos como cordialidade, agilidade e transparência.

Também avalie se há um canal direto e eficiente para tirar dúvidas e resolver problemas.

3- Qualificação dos profissionais:

É de extrema importância verificar se os profissionais possuem qualificação e treinamento adequados para desempenhar suas funções com excelência.

Infelizmente, existem várias empresas de segurança clandestinas operando no país, e contratar seus serviços sem autorização da Polícia Federal coloca em risco a integridade física das pessoas e o patrimônio dos contratantes.

4- Tecnologia utilizada:

Contratar uma empresa de segurança que utiliza tecnologia de ponta é fundamental para garantir a proteção dos seus clientes.

Com equipamentos e aparelhos modernos, é possível realizar um monitoramento constante, detectar ameaças precocemente e responder prontamente a qualquer incidente.

5 – Consulte os órgãos reguladores:

Deve-se sempre averiguar antes de uma contratação deste serviço a legalidade da empresa junto à Polícia Federal (PF) e SESVESP – Sindicato das Empresas de Segurança Privada.

6 – Avalie as documentações:

A legislação é clara no ponto em que diz que todas as empresas de vigilância e segurança, armada ou desarmada e independente do segmento de atuação, devem possuir certificações e documentos devidamente renovados para comprovar a qualificação e legalidade para o exercício da função.

– Certificado de segurança: O documento emitido anualmente pela Polícia Federal certifica que a empresa possui condições técnicas para exercer sua função após fiscalização.

– Autorização de funcionamento: emitida pelo Ministério da Justiça, com publicação no Diário Oficial da União, permite a atuação da empresa neste segmento econômico.

– Alvará de revisão de autorização de funcionamento: fornecido anualmente pela Polícia Federal.

– Certidões negativas de INSS, FGTS, Impostos Municipais, Estaduais e Federais.

7- Preço:

Compare o preço cobrado pela empresa de segurança com o valor praticado pelo mercado. Desconfie de preços muito baixos.

Lembre-se que o orçamento deve estar condizente com a qualidade e a complexidade dos serviços oferecidos.

8 – Contrato:

Por fim, leia atentamente o contrato antes de assinar. Verifique se ele contém todas as informações sobre os serviços contratados, os prazos, as formas de pagamento, as responsabilidades, as garantias e as penalidades.

Pró, sua melhor opção em empresa de segurança!

O Grupo Pro Security foi fundado em 1986 e, desde então, é referência de eficiência, inovação e confiança em serviços de segurança patrimonial e terceirização de serviços.

Com um grupo de profissionais qualificados, centro de treinamento próprio e compromissada em fazer da tecnologia uma aliada para oferecer serviços altamente qualificados para os seus clientes, a Pró é referência em proteção para condomínios, escolas e empresas.

A Pró é a sua melhor opção para cuidar do seu bem maior.

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