Seja em ambientes residenciais ou comerciais, a portaria é o local onde ocorre o primeiro contato e acesso de terceiros e, portanto, deve ser altamente segura para evitar as mais diversas ações criminosas, como os furtos e roubos.
Esse atos, tão comuns nos dias de hoje, podem ser evitados quando há uma portaria equipada com sistemas de segurança e também com a presença de porteiros capacitados e treinados.
Para você ter uma ideia, aproximadamente 90% dos assaltos ocorridos em condomínios são realizados por criminosos que não procuram um lugar certo, mas aquele que esteja mais vulnerável ao acesso.
Somente por esse dado, dá para imaginar a importância desse local para a proteção dos espaços residenciais e comerciais, não é mesmo? Então acompanhe o nosso post, conheça o perfil ideal de um porteiro, os principais erros cometidos em uma portaria e as formas de contratar profissionais.
Qualidades de bom profissional de portaria
Em qualquer condomínio ou edifício, processos de portaria eficientes são essenciais para a segurança. Um profissional qualificado é essencial para que adotar as medidas necessárias e manter a tranquilidade para moradores e usuários, esteja ele atuando presencialmente na portaria do empreendimento ou fazendo o atendimento à distância, em um sistema de portaria virtual.
Porém, para estar atuar em uma portaria, existem algumas qualidades e características fundamentais que formam um bom profissional. Veja algumas delas:
Responsabilidade
Essa é uma qualidade essencial para todas as funções profissionais. Porém, tratando-se de um porteiro, torna-se ainda mais importante. Afinal, esse profissional zela pela segurança dos empreendimentos.
Ser responsável, nesse caso, implica em estar sempre atento a quem entra e sai, observar o movimento no entorno e fazer com quem utiliza os ambientes sinta-se seguro.
Comunicação
Outra característica importante de um bom porteiro é a capacidade de se relacionar com outras pessoas. Esse profissional deve ser empático, comunicativo e cordial, já que é a primeira impressão de um prédio ou condomínio. Além disso, deve ser prestativo e estar sempre disposto a ajudar.
Discrição
O porteiro é um dos colaboradores de um condomínio que mais tem contato os moradores. Por esse motivo, é comum que fique sabendo sobre a vida de todos.
Portanto, é essencial que tenha a capacidade de manter a discrição e não misturar cordialidade com amizades que possam causar fofocas e problemas na vida alheia.
A portaria é um lugar que exige profissionais simpáticos, mas que primeiramente precisa passar muita segurança. E, quando os colaboradores deixam de estar atentos para conversar sobre assuntos sem importância, podem estar dando espaço até mesmo para ações criminosas.
Auto controle
Algumas vezes podem acontecer situações em uma portaria que requerem auto controle e profissionalismo.
Um porteiro pode ouvir provocações, presenciar falta de educação por parte de terceiros e passar por outros acontecimentos desagradáveis, porém sempre deve manter a calma e resolver a situação com paciência. Dessa forma, demonstra uma atitude séria e profissional.
Diferença entre porteiro e controlador de acesso
Quando se fala em portaria e os profissionais que nela atuam, é importante saber que existem os porteiros e os controladores de acesso.
No primeiro caso, os profissionais são responsáveis por atividades como fiscalizar entrada e saída de pessoas, receber correspondências, conhecer as normas de segurança do local e cumprir as ordens do zelador.
Já o controlador de acesso faz a gestão do controle de acesso interno. Esse profissional geralmente fica na área interna do empreendimento, identificando, orientando e indicando as pessoas para os lugares desejados.
Principais erros cometidos por profissionais de portaria
Agora que você já conhece características importantes de um porteiro, é importante que saiba quais são os principais erros cometidos em uma portaria.
Dessa forma, pode ficar atento e manter esse espaço realmente seguro. Confira:
- falta de políticas e normas condominiais para a portaria, de maneira com que porteiros, moradores e usuários não saibam como agir e acabem criando vulnerabilidades desnecessárias;
- ausência de treinamento para os profissionais, o que pode acarretar em falhas graves em relação ao atendimento e à segurança de condomínios e empresas;
- não investir em equipamentos e sistemas de segurança, os quais contribuem de forma essencial com a proteção dos ambientes e com o trabalho da portaria;
- deixar a portaria aberta e sem o controle do porteiro, o qual nesse caso atua mais como um recepcionista. Se esse profissional não fiscalizar entradas e saídas da forma como deve ser feito, abre espaço para uma série de ações criminosas;
- abandonar a portaria para realizar outras atividades, muitas vezes a pedido dos usuários das edificações. Primeiramente, é importante ter bom senso para não desviar o porteiro de sua função, assim como o profissional deve se posicionar de forma educada;
- permitir passatempos para os porteiros, como televisões, os quais causam distrações e podem ser o motivo para acessos indevidos;
- liberar a entrada de veículos sem se certificar de que os ocupantes são realmente usuários dos empreendimentos.
Portaria com profissionais contratados ou terceirizados?
No momento de contratar um profissional para a portaria, uma dúvida que costuma surgir é se vale mais e pena contar com porteiros no quadro fixo de funcionários ou com colaboradores terceirizados por empresas especializadas.
Quando se contrata via CLT, o porteiro é subordinado do condomínio e as relações trabalhistas acontecem entre ele o responsável pela gestão dos empreendimentos, que no caso são os síndicos.
Portanto, é de responsabilidade dos condomínios a seleção de profissionais, treinamentos, substituição em caso de problemas, pagamento de rescisão e benefícios trabalhistas.
Já quando a portaria é terceirizada, a empresa que indica os serviços é quem fica responsável pela indicação dos melhores profissionais, capacitações, substituições, pagamentos, e tudo o que envolve uma relação de trabalho.
Os gestores de condomínio, nesse caso, só precisam fiscalizar o andamento das atividades para comprovar se estão sendo realmente satisfatórias.
Os pagamentos, nesse caso, são por meio de valores fixos para as empresas que terceirizam o serviço, ficando os encargos trabalhistas também por sua conta. Ou seja, o condomínio reduz custos e os gestores sabem exatamente quanto irão gastar com os profissionais de portaria.
Está pensando em contratar um porteiro e terceirizar o serviço? Se precisa de mais informações, veja aqui tudo que você precisa saber sobre terceirização antes de contratar.
Mas se esse post já tirou as suas dúvidas: SOLICITE UM ORÇAMENTO e conheça os diferencias dos serviços e profissionais da Pro Security.

