Compartilhar o mesmo ambiente às vezes significa ter de enfrentar alguns problemas, e isso ocorre principalmente quando vivemos em condomínios causando algumas dificuldades de percurso com essa experiência, provocando a inadimplência.
A inadimplência em condomínios causa sérios problemas para moradores e síndicos. Quando ocorre a falta de pagamento por parte de um ou mais moradores do condomínio gera desfalque financeiro e isso traz grandes problemas, pois, inviabiliza melhorias, dificulta o cumprimento da previsão orçamentária e, por fim, pode gerar inclusive necessidade de rateios.
Segundo levantamento da Secovi-SP (Sindicato do mercado imobiliário), a inadimplência nos condomínios aumentou nos últimos anos 5 anos, acumulando os piores registros nos país, tendo 40,5% processos por falta de pagamento de taxas.
No primeiro trimestre de 2018 foram registrados 2.665 casos, gerando um aumento de 25% sobre 2017 e o maior valor para o período desde 2012, acumulando em 12 meses uma alta que chega a 144,3%.
Com o país em momento de estabilização econômica, muitas pessoas ainda encontram-se desempregadas ou com problemas financeiros o que acaba influenciando diretamente no atraso do pagamento da taxa de condomínio.
Prejuízos gerados pela inadimplência em condomínios
Entre os prejuízos gerados pela inadimplência de condôminos são:
- O empreendimento fica com déficit de verba;
- Falta de capacidade de realizar investimentos e melhorias no condomínio;
- Custos com processos de cobrança e judiciais;
- Em caso de persistência, pode influenciar no aumento da taxa condominial.
Os próprios inadimplentes correm riscos ao não realizar o pagamento de suas taxas, como:
Impedimento de usar algumas áreas comuns: O inadimplente não pode reservar espaços para eventos ou correlatos que requerem pagamento adicional;
Nome restrito: Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, os condôminos que não pagaram a taxa de condomínio podem ter seus nomes negativados. Ao ficar com o nome sujo, você é impedido de fazer financiamento ou novas compras, até limpar o seu nome.
Conta penhorada: Quando não é feito o pagamento, a administração do prédio pode acionar a justiça para a efetivação do pagamento e o proprietário tem três dias úteis para quitar seu débito. Se isso não acontecer, a Justiça pode fazer penhora online da sua conta corrente, ou seja, resgatar seu dinheiro para pagar o condomínio
Perda do imóvel: com o novo CPC (Código de Processo Civil), que entrou em vigor em março de 2016, a cobrança de condomínio ficou mais rápida, caso não seja possível resgatar o valor para pagamento do débito com a penhora da conta, o imóvel pode ser confiscado para pagamento.
Melhores práticas para combater a inadimplência em condomínios
Para evitar que sempre aconteça desfalques financeiros, buracos e atrasos em pagamentos do condomínio e imóveis, trouxemos para você 4 dicas básicas para melhorar estas situações.
- Fundo de prevenção a inadimplência: Em assembleia de condomínio, pode ser adotada uma espécie de poupança entre todos os moradores, com este recolhimento mensal o dinheiro poderá ser usado para para cobrir despesas de manutenção do imóvel, quando a inadimplência comprometer o orçamento mensal.
- Organize as regras: Adote medidas claras para evitar a inadimplência, como notificações e etapas do processo de cobrança até a medida judicial.
- Conscientize: ressalte aos moradores os benefícios compartilhados pelos pagamentos em dia e as perdas decorrentes da inadimplência.
- Negocie: De forma legal, possibilite o canal de negociação com o condômino devedor, para apresentar sua defesa e buscar formas de regularizar suas dívidas.
Mantenha os condôminos alinhados às decisões do condomínio. Organização, comunicação e um bom planejamento financeiro são fatores que contribuem para reduzir a inadimplência e manter o empreendimento sempre em dia. Para isso, a manutenção preventiva é o melhor caminho para reduzir os custos e manter tudo funcionando bem, confira um calendário com dicas importantes de periodicidade de manutenção por equipamentos. Saiba mais: Manutenção preventiva para condomínios e Facilite a sua vida. Baixe grátis o infográfico!
