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  • 30 de outubro 2018

Gestão de conflitos em equipes: como fazer?

Gestão de conflitos em equipes: como fazer?

A gestão de conflitos se trata de uma série de técnicas e estratégias que visam administrar divergência entre colaboradores e grupos dentro de uma empresa.

Com certeza o sonho de qualquer profissional é trabalhar em um ambiente agradável e harmônico a todo momento. Porém, a realidade não é bem assim! Como esses locais reúnem pessoas de diferentes perfis, humores, ideias e crenças, é praticamente impossível não haver divergências. Nesse caso, é essencial contar com uma gestão de conflitos capaz de manter o ambiente corporativo o mais saudável possível.

Afinal, o que é gestão de conflitos?

Assim como qualquer outra forma de gerenciamento, a gestão de conflitos é composta por uma série de técnicas e estratégias que buscam administras conflitos entre colaboradores, setores e grupos dentro de uma empresa, além de discordâncias entre organizações.

É importante entender que a trajetória de um grupo de pessoas pode ser entendida como uma sucessão de conflitos. Porém, nem sempre a sua conotação é negativa. Apesar de geralmente o conflito ser relacionado com brigas, discussões e violência, ele em si não é danoso e pode até mesmo ser positivo, dependendo do modo como ele é administrado e enfrentado.

Por isso é fundamental que as organizações estejam atentas e encontrem formas de encontrar soluções para os inevitáveis conflitos, de maneira que o clima organizacional não fique comprometido e eles ainda sirvam de alerta para mudanças necessárias.

Qual a importância da gestão de conflitos?

A motivação, a produtividade e até mesmo a saúde dos colaboradores de uma empresa está intimamente ligada ao modo que o ambiente de trabalho se apresenta.

Inclusive, as consequências de clima ruim, seja por falta de comunicação, falta de políticas internas e líderes tóxicos podem ser a causa do insucesso ou até mesmo a ruína de um negócio.

Veja alguns motivos para não ignorar a gestão de conflitos:

  • impede que a motivação das equipes seja afetada e, com isso, as metas e objetivos sejam mais facilmente alcançados;
  • reduz a rotatividade de funcionários;
  • melhora a comunicação, pois a partir do momento em que os colaboradores são impelidos a expressar o seu ponto de vista, fica mais fácil resolver mal entendidos e falhas de comunicação;
  • demonstra uma liderança forte e humanizada, pois essa é capaz de administrar conflitos de forma empática, positiva e eficiente;
  • permite a identificação de problemas. Muitas vezes os conflitos surgem em decorrência dos processos da própria empresa e, quando se tornam conhecidos, a empresa pode fazer mudanças e assim evitar consequências negativas.

Entenda: A importância do gestor de segurança para as empresas

De que forma aplicar a gestão de conflitos na prática?

Como dissemos, uma boa liderança deve ser capaz de manter o clima organizacional o mais saudável e harmônico possível por meio da gestão de conflitos.

Sabemos que esse é um desafio constante dentro das empresas e, por isso, listamos algumas dicas de como aplicar essa ferramenta na prática. Veja a seguir:

Comunicação

Esse é um aspecto fundamental dentro da gestão de conflitos. Ruídos de comunicação e falta de clareza são um dos grandes responsáveis por problemas entre colaboradores e podem comprometer de forma severa os resultados das atividades.

Portanto, é essencial que a linguagem seja o mais clara e objetiva possível, de forma a evitar que uma divergência já estabelecida se torne ainda mais complicada.

Cabe ao gestor dialogar com as partes e se colocar no lugar de cada uma delas, para que possa entender de que forma o motivo do conflito as está afetando. A partir daí, é possível criar soluções e mostrá-las ao colaboradores de forma a eliminar o problema.

Empatia

Muitas divergências acontecem por falta de empatia entre colaboradores.Isso inclui brigas, comentários ofensivos e fofocas.

Nesse ponto, é importante que os gestores transmitam a política da empatia entre os colaboradores. Isso acontece principalmente por meio dos exemplos, os quais devem incentivar esse posicionamento.

Saber ouvir

Muitos gestores querem resolver conflitos de forma rápida, porém tomam atitudes paliativas que não resolvem, de fato, o problema. Para uma gestão de conflitos eficiente, é preciso saber ouvir e realmente prestar atenção no que está sendo exposto por todas as partes envolvidas.

Somente dessa forma é possível compreender totalmente os motivos das divergências e, assim, tomar atitudes mais assertivas, que realmente as contornem por completo.

Compreender a perspectiva do outro

Por trás de um conflito sempre está uma motivação. E uma forma de entendê-la é se colocar na perspectiva do outro, ou seja, compreender quais os motivos o estão levando a criar uma discussão.

A partir desse entendimento, ao invés de se contrariar o interlocutor, se sugere soluções e um meio termo que beneficie ambos os lados. O papel do gestor, nesse caso, é disseminar essa como uma prática contínua dentro da organização.

Esse artigo mostrou a você porque a gestão de conflitos é tão importante para empresas que buscam criar um clima organizacional positivo, o qual, consequentemente, as leve ao sucesso. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão? Então saiba se a gestão da segurança privada na sua empresa é eficiente.

 

 

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