Sistemas biométricos: Identidade Única para sua segurança

sistemas biometricos

Os sistemas biométricos estão cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, graças à tecnologia empregada que a posiciona como um dos métodos mais seguros de identificação.

Mas o que é biometria, afinal?  A palavra combina bio que significa vida com metria que significa medida, sendo assim é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Pra ficar mais claro ainda, é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa.

Sistemas biométricos: Seu corpo, sua senha

Os sistemas biométricos mais comuns são os realizados por impressão digital, voz, íris, formato do rosto, geometria da mão e estima-se que em um futuro não muito distante será usado o próprio DNA.

Para a implantação de sistemas de segurança com biometria são necessários scanner ou sensor, computador e software.

O sistema biométrico de segurança consiste no cruzamento da captura por meio do sensor ou scanner das características exclusivas do individuo com o banco de dados da empresa.

Facilidade para o usuário

Como não é preciso lembrar senhas ou carregar um cartão, tag ou qualquer objeto para acesso, os sistemas biométricos trazem mais facilidade para os usuários e diminui a vulnerabilidade do sistema, decorrentes de perdas e roubos.

Segurança Elevada

O sistema de biometria amplia consideravelmente o nível de segurança, uma vez que é bem mais difícil fraudá-lo. A combinação dos traços biométricos é exclusiva e dá ao usuário cadastrado a liberdade de acesso liberado, é como se ele tivesse a chave da porta, tecnologia que, inclusive, já é assim usada em modernos edifícios residenciais.

O programa de controle de acesso que permita o arquivamento de mais de quatro mil combinações é fundamental para que os benefícios gerados pelo leitor biométrico sejam validados com agilidade.

É comum o uso de empresa que usam a combinação das duas tecnologias – crachás para liberação de entrada e identificação e leitura biométrica para controle de ponto.

O custo dos leitores biométricos e os sistemas já foram impeditivos para algumas empresas, mas com a popularização essa tecnologia se torna cada dia mais comum e vem ganhando espaço também no mercado residencial.

Planeja adotar o sistema biométrico para o controle de acesso em sua  empresa ou condomínio? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.