Segurança Patrimonial: O que é? Qual sua atuação?

Segurança Patrimonial

Em função da percepção de insegurança em relação à violência no Brasil, pois como sabemos, infelizmente, os números só vem aumentando, o termo Segurança Patrimonial é cada vez mais comentado.

Segurança Patrimonial é um dos produtos do serviço de segurança privada, que também contempla a segurança pessoal, segurança de grandes eventos, escolta de carga e transporte de valores.

Porém, para muitos, o conceito ainda não está totalmente esclarecido e também há dúvidas sobre tudo o que envolve a atuação de empresas e profissionais.

Esse é o seu caso? Então acompanhe o nosso post e saiba como o serviço auxilia na proteção de residências e organizações.

O que é Segurança Patrimonial

O conceito pode ser definido como um conjunto de práticas e medidas preventivas capazes de fazer com que casas, escritórios, condomínios, empresas, indústrias, entre outros, estejam livres de danos ao seu patrimônio.

Nesse, estão englobados a integridade física das pessoas e os bens materiais que cada local contém.

A segurança patrimonial atua contra:

  • danos, os quais envolvem perdas materiais em função de incêndios, furtos, acidentes e várias outras ocorrências que ocasionem prejuízo;
  • interferências, relacionadas à sabotagem, espionagem, roubo de informações e outras ações que possam interferir no andamento de uma empresa;
  • perturbações, que envolvem situações que ameacem, interrompam ou mudem a rotina de um local.

Importância da segurança patrimonial

Como dissemos, além de atuar na preservação de valores, tanto relacionados às pessoas quanto a bens materiais, o serviço pode até mesmo garantir a continuidade do trabalho em algumas organizações.

Por exemplo, se um grande incêndio destrói todo o maquinário de um comércio, a fatalidade pode até mesmo fazer com que ele tenha que fechar por um tempo ou mesmo definitivamente. Porém, no caso de se contar com a Segurança Patrimonial, isso poderia ser evitado, uma vez que com monitoramento os efeitos poderiam ser minimizados e procedimentos para o combate rapidamente iniciados.

Também há casos em que o negócio necessita do serviço para um bom andamento, como as joalherias e casas de câmbio, as quais lidam com grandes montantes de dinheiro todos os dias.

Fato é que todos podem contar com a Segurança Patrimonial, sejam pessoas físicas e jurídicas. Isso porque um bom sistema de segurança deve cumprir o papel geral de prevenção.

Porém, cada segmento, por mais que busque prevenir o seu patrimônio como um todo, possui necessidades específicas diferentes uma da outra em relação às ocorrências mais prováveis de acontecer, como furtos, incêndios, acidentes, explosões e sequestros.

O que saber antes de contratar

Agora que mostramos o que é o conceito e sua importância para a preservação de patrimônios, na hora de contratar uma empresa especializada é fundamental avaliar sua confiabilidade no mercado.

Isso porque as empresas de segurança têm em suas mãos informações importantes sobre o dia a dia de uma organização, seus pontos fracos, os bens materiais que ela possui, entre outros dados sigilosos.

Confira outros critérios importantes a se avaliar:

  • antes de fechar negócio com uma empresa, verifique se ela está em conformidade com as certificações solicitadas pela Polícia Federal;
  • analise o seu histórico e mercado de atuação;
  • verifique se as estratégias oferecidas são as ideais para o seu caso;
  • confira se o aparato tecnológico oferecido é completo em estrutura;
  • questione sobre a capacitação dos profissionais que lá atuam;
  • verifique se os vigilantes possuem a Carteira Nacional de Vigilante emitida pela Polícia Federal e que atesta que o profissional está apto ao trabalho;
  • verifique se a empresa oferece atendimento 24h;
  • Peça o Certificado de Regularidade em Segurança (CRS)

Formas de se proteger

Como comentamos, uma boa segurança patrimonial deve cumprir alguns requisitos, e entre eles estão os profissionais capacitados e sistemas tecnológicos completos. Agora veja alguns dos serviços oferecidos:

Vigilância

Para os serviços de vigilância, é preciso contratar empresa de segurança privada, uma vez que as exigências legais para a atuação da empresa e do profissional é extensa, entre eles: Certificado de segurança emitido anualmente pela Policia Federal, Autorização de Funcionamento emitida pelo Ministério da Justiça, Alvará de Revisão de Autorização de Funcionamento (Policia Federal), Certidões Negativas, além de cursos e exigências específicas para os profissionais, entre outros.

Para a prestação de serviços de escolta armada as exigências são ainda mais rígidas e também há requisitos específicos para a prestação de serviço de segurança pessoal.

Câmeras de vigilância

Essas são acopladas principalmente na entrada, garagens e fundos de residências e empresas. É interessante que as câmeras tenham sensores infravermelhos que captem imagens mesmo à noite e que estejam integradas a um sistema de gravação, e de preferência com armazenamento ou monitoramento das imagens em outro local.

Sistemas de alarme com sensores

Instalados em pontos estratégicos, inibem ação de bandidos e acionam alarme na empresa de segurança

Botão de pânico

O botão é inserido no local de preferência do cliente ou ainda pode ser móvel. Ele dispara um alarme silencioso que chega até a central de monitoramento, avisando que algo está errado.

Cercas elétricas

As cercas elétricas transmitem descargas de alta tensão, porém sem grande corrente. Ou seja, elas atordoam um intruso, mas não oferecem risco de morte. As cercas também podem ser monitoradas se integradas às centrais de alarme.

Porteiro eletrônico com vídeo

Muitas vezes, a voz de uma pessoa pode ser confundida e problemas podem acontecer. Já com os porteiros eletrônicos com vídeo, é possível conferir realmente quem está do lado de fora tentando acesso.

Acesso biométrico

Esse é indicado para identificação de pessoas de pessoas por meio de leitura das digitais, estrutura facial ou retina, o acesso só é liberado para pessoas previamente cadastradas por um administrador do sistema.

Vigilantes qualificados, essenciais para a segurança

mpresas de segurança patrimonial que prestam serviços terceirizados devem ter como prioridade o preparo de seus colaboradores. Isso porque, para que a vigilância seja feita de forma preventiva e com análise de riscos, é fundamental que os funcionários sejam instruídos, possuam treinamentos atualizados, dentro desse critério, é essencial que os vigilantes sejam treinados pela Polícia Federal e  a empresa prestadora do serviço credenciada tambem pelo Ministério da Justiça.

Vigilantes Treinados pela Polícia Federal

Empresas de segurança patrimonial que prestam serviços terceirizados devem ter como prioridade o preparo de seus colaboradores. Isso porque, para que a vigilância seja feita de forma preventiva e com análise de riscos, é fundamental que os funcionários sejam instruídos, dentro desse critério, é essencial que os vigilantes sejam treinados pela Polícia Federal e  a empresa prestadora do serviço credenciada também pelo Ministério da Justiça.

O Grupo Pro Security está entre as maiores empresas de segurança patrimonial e seus colaboradores são capacitados em um centro de formação e treinamento próprio com cerca de 700 horas mensais de cursos. Além disso, passam por treinamentos em academias credenciadas pela Polícia Federal, fato que certifica a prestação de serviços de qualidade, evitando acidentes e prejuízos por conta do despreparo dos contratados.
Desde 1986 o Grupo atua com ética e responsabilidade social, o que contribui para seu reconhecimento no mercado e o coloca entre as seletas empresas que possuem o CRS (Cerificado de Regularidade em Segurança), conferido pelo SESVESP.

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender definitivamente do que se trata a Segurança Patrimonial, sua importância e o que saber antes de contratar.

Quer saber mais sobre o serviço para sua empresa? Acesse o Guia com Boas Práticas para Segurança Corporativa, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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