Roubo e furto de celular: saiba como evitar

Roubo e furto de celular

Mais de nove milhões de celulares foram bloqueados no Brasil no último mês de novembro.  Os dados são do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) e foram recentemente divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).  Os bloqueios são decorrentes de solicitação direta dos usuários às empresas telefônicas ou pelo registro de Boletim de Ocorrência por roubo ou furto de celular em todos os estados e Distrito Federal.

Se só em novembro foram bloqueados 9.123.567 celulares, acredito que fica claro que é preciso adotar algumas medidas para não entrar também nessa estatística de roubo e furto de celular, certo?

Roubo e Furto de Celular

Manoel W Fonseca, diretor de operações do Grupo Pro Security, afirma que “isso acontece porque os celulares são objetos pequenos, fáceis de roubar – as pessoas geralmente estão usando e distraídas -, tem alto valor e ainda o repasse é muito simples, ou seja, tudo é muito favorável para ação dos meliantes”.

Como em todos os crimes a distração favorece e muito a atuação de pessoas mal intencionadas e essa é exatamente um dos objetivos dos celulares, manter seus proprietários distraídos com música, vídeos, jogos e conversas.

Para evitar ser a próxima vítima  de roubo e furto de celular o especialista em segurança do Grupo Pro Security dá algumas dicas:

Pedestres:

– Evite deixar o aparelho exposto em locais públicos;

– Evite fazer e atender ligações enquanto anda pelas ruas, isso chama a atenção e facilita ainda mais a ação dos meliantes que passam correndo e levam o aparelho;

– Preferencialmente, use os fones de ouvido para falar ao telefone, dessa forma o aparelho fica guardado;

– Se precisar usar o aparelho pare em um lugar movimentado e mantenha a atenção para o fluxo de pessoas nas imediações. Sentar-se e permanecer de cabeça baixa é um facilitador;

– Evite colocar o celular nos bolsos de trás da calça ou de fácil visibilidade e acesso.

No carro:

– Evite deixar o celular em lugares visíveis e de fácil acesso;

– Não utilize o celular quando estiver parado no trânsito ou semáforos, principalmente, com as janelas abertas;

– Preferencialmente, deixe o celular no bolso da porta;

– Ao usar porta celular no para-brisa do carro, posicione preferencialmente no meio e evite deixar as janelas abertas.

No transporte público:

Não deixe celular visível;

– Evite usar o telefone, geralmente, as pessoas após o uso colocam no bolso ou na bolsa e os meliantes observam e pegam sem ser percebidos;

– Se precisar utilizar o celular, use o fone de ouvido.

Lembre-se: A falta de atenção é a principal aliada para ação dos meliantes.

Agora que já sabe quais as medidas adotar contra roubo e furto de celular, que tal conferir um texto para manter a sua casa também em segurança? Clique aqui e confira.

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.