Quais as atribuições de um zelador?

Zelador O zelador é o responsável pelo bom funcionamento de condomínios

Braço direito dos síndicos na administração de condomínios, o zelador é fundamental para garantir a ordem e manter o bom funcionamento em edifícios residenciais. Para uma função com tamanha importância, a profissão exige muita dedicação e habilidade para manter a conservação de seu local de trabalho impecável.

O zelador é quem tem contato direto com administradores do condomínio, proprietários e os síndicos. Para realizar seu trabalho, o profissional deve ter uma visão ampla e ter noção de todo o funcionamento do edifício para supervisionar e realizar os reparos necessários no local.

Confira as funções de um zelador

Manutenção do condomínio

Responsável por fiscalizar as áreas comuns do prédio e garantir o funcionamento das instalações e equipamentos, o zelador deve estar atento para observar os problemas do local. As inspeções devem ser realizadas e comunicadas ao síndico para gerenciar a manutenção do edifício.

Os reparos mais básicos em equipamentos podem ser realizados por zeladores, desde que tenha conhecimento básico para tal, e requisitar profissionais habilitados para os serviços técnicos.

Auxiliar os moradores

Em problemas estruturais das habitações, o zelador deve orientar os moradores para o reparo. O zelador não é responsável por realizar os serviços dentro dos apartamentos, portanto, ele deve estar à disposição para auxiliar os condôminos.

Inspeção de obras

Fiscalizar e supervisionar os serviços de manutenção e reparo nas áreas do condomínio. Em caso de imprevistos e inconformidades do trabalho realizado, o profissional deve comunicar ao síndico sobre problemas na prestação de serviços.

Gerenciar os funcionários

O zelador faz o controle de todos os funcionários contratados em um condomínio – porteiros, faxineiros, vigias, auxiliares (caso não sejam terceirizados). Sua função exige a fiscalização do horário de entrada e saída, distribuição das tarefas cotidianas, providenciar os instrumentos de trabalho necessários e montar a escala de folga e férias dos empregados.

Garantir o cumprimento do regimento interno

O regulamento de um condomínio deve ser de total conhecimento dos moradores e funcionários e o zelador deve garantir que ele seja respeitado e cumprido por todas as pessoas.

O profissional deve alertar os condôminos sobre atos contrários ao regimento do prédio e notificar o síndico para tomar as decisões cabíveis no âmbito administrativo.

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.