O papel dos Recursos Humanos nas empresas

Recursos Humanos Saiba qual é o papel do recursos humanos dentro das empresas.

O setor de Recursos Humanos, além de realizar entrevistas, contratações e demissões, é responsável também por todas as práticas relacionadas à administração de comportamentos dos colaboradores, criando estratégias para desenvolver talentos.

Até pouco tempo atrás, o papel do setor e dos profissionais de Recursos Humanos dentro de uma empresa era mais limitado e se relacionava somente a admissões, demissões, folhas de pagamento e outros trâmites burocráticos e operacionais.

Porém, com tantas mudanças e avanços do mercado, hoje o RH é parte estratégica nas empresas, e deve ter foco na valorização de pessoas e suas potencialidades, transmissão de propósitos e valores das organizações e desenvolvimento de treinamentos para manter profissionais motivados.

Ou seja, a partir do reconhecimento de colaboradores como recursos, os profissionais devem desenvolver maneiras para gerenciar e investir neles, de forma com que se aproveite de forma positiva habilidades e talentos.

Funções dos Recursos Humanos

Como comentamos, a atuação dos Recursos Humanos é muito mais ampla nos dias de hoje. Inclusive seus profissionais possuem múltiplos papeis dentro das empresas. Veja quais são eles:

  • estratégico, o qual envolve participação nas estratégias e identificação de ações prioritárias por meio de diagnósticos organizacionais;
  • agente de mudanças, pois os profissionais devem atuar como apoiadores em processos de renovação e inovação dos colaboradores;
  • gestor de pessoas, no sentido de administrar possíveis conflitos e a busca de soluções eficazes;
  • desenvolvedor de pessoas, pois cabe aos Recursos Humanos planejar e oferecer treinamentos e incentivar o crescimento profissional de equipes;
  • comunicador, tendo a responsabilidade de se comunicar de forma assertiva de acordo com a linguagem de cada setor;
  • selecionador, responsável por processos de contração assertivos, que tragam bons resultados para a empresa;
  • negociador, pois deve saber lidar com necessidades individuais e outras questões;
  • relacionamento, sendo acessível e empático independente de níveis hierárquicos.

Perfil do profissional de Recursos Humanos

Está convencido de que a contratação de profissionais de Recursos Humanos é fundamental para o seu negócio ou, depois de ler até aqui, quer ampliar o setor? Então confira algumas características essenciais para os profissionais antes de contratar:

Conhecer a área de forma aprofundada

Um profissional de Recursos Humanos, além de contar com um diploma, por exemplo, deve estar atualizado sobre tendências e novas práticas da área. Somente assim ele conseguirá lidar com os novos desafios que a gestão de pessoas apresenta.

Saber gerir o tempo

Conforme citado, os profissionais de Recursos Humanos são responsáveis por uma série de atividades dentro das empresas. Portanto, saber organizar o tempo para que todas elas sejam cumpridas com excelência é fundamental.

Além disso, ele deve estar consciente que problemas e necessidades urgentes podem ocorrer e, portanto, é necessário estar com a agenda em ordem para que também consiga dar conta de situações como essa sem deixar as outras de lado.

Ser comunicativo

A comunicação não envolve somente falar, mas também saber ouvir os colaboradores. Isso porque cada um deles possui metas e objetivos profissionais e pessoais diferentes e, portanto, devem ser motivados conforme as suas necessidades individuais.

Ser inovador

Um profissional de RH deve pensar “fora da caixa”. Ou seja, testar novos métodos, pesquisar e implementar abordagens experimentais e outras ações diferenciadas que contribuam para o crescimento da empresa como um todo.

Boas práticas de Recursos Humanos para as empresas

Depois de mostrarmos a você a importância, as funções e o perfil dos profissionais, chegou o momento de darmos algumas dicas de boas práticas de RH para sua empresa.

Elas ajudarão em uma gestão mais efetiva do negócio e auxiliarão na observação de possíveis melhorias dos procedimentos para que todos os âmbitos da organização possam ser atendidos de forma eficiente.

Veja quais são elas:

Integração de novos colaboradores

Para que um novo colaborador sinta-se confortável em seu ambiente de trabalho, o RH deve ajudar em sua incorporação, apresentando a cultura, normas, valores, gestores, colegas e atribuições. Além de ser benéfico para o funcionário que chegou recentemente, também promove a integração entre toda a equipe.

Pesquisa de clima

O bom andamento de uma empresa depende, em grande parte, da qualidade do ambiente de trabalho. Por isso, os profissionais de Recursos Humanos devem realizar pesquisas de clima que mostrem a visão dos funcionários e quais aspectos podem ser modificados de acordo com seus apontamentos.

Avaliações de desempenho

Por meio de diversas técnicas, o setor de RH deve realizar periodicamente avaliações de desempenho com todos os colaboradores. Isso permite a avaliação de performance, talentos que podem ser potencializados e pontos fracos a serem melhorados.

Endomarketing

Para integrar equipes e fazer com que conheçam as novidades, mudanças, projetos e outros aspectos da empresa e, com isso, sintam-se parte dela, é interessante que o Recursos Humanos se utilize do Endomarketing. Ele consiste em oferecer aos colaboradores informações da organização por meio de jornais internos, newsletters, murais, entre outros.

Como você pôde ver, o setor de Recursos Humanos é fundamental para que as estratégias da empresa tenham sucesso, já que ele é responsável pelo capital humano, ou seja, aqueles que executarão estratégias e contribuirão de forma prática para os bons resultados.

Gostou do nosso artigo? Descubra o como escolher uma empresa para prestação de serviços de limpeza e conservação.

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.