
Influência da limpeza do ambiente na produtividade
- 17 de setembro de 2018
- 0 comments
- Pro Security
- Posted in Limpeza & Conservação
- 0
Um bom clima organizacional, tão importante para o sucesso de uma empresa, depende de uma série de fatores. Entre eles certamente está a higiene e limpeza do ambiente onde os colaboradores passam boa parte do seu tempo.
Além da sensação de bem estar que um local higienizado proporciona, a limpeza nas empresas também contribui para a saúde de todos que lá atuam, já que se evita que bactérias e fungos se proliferem no ambiente e tragam doenças.
Outro ponto fundamental é que a higiene realizada no ambiente de trabalho contribui para a produtividade e, consequentemente, os bons resultados. Isso porque atuar em um ambiente limpo traz sensações positivas, auxiliando para a motivação e a alta performance.
Vantagens da limpeza do ambiente nas organizações
Você pôde perceber até aqui que a limpeza do ambiente de trabalho vai além da higienização em si. Confira agora outras vantagens:
- em função da organização que vem junto com a limpeza, é possível aproveitar o ambiente de trabalho de forma otimizada e localizar com facilidade materiais e equipamentos;
- auxilia na disciplina e na conscientização por meio do exemplo;
- traz mais credibilidade para a empresa tanto em relação às suas equipes quanto ao mercado;
- reduz acidentes de trabalho;
- diminui desperdícios;
- promove a otimização do tempo;
- contribui para a alta performance de gestores e colaboradores.
Qual deve ser a periodicidade da limpeza?
Assim como em outros processos em uma empresa, a limpeza do ambiente deve ser planejada para que seja eficiente. Fazer a gestão do sistema de higienização requer estabelecer um calendário onde constem as áreas que serão limpas, os procedimentos necessários, a frequência de cada limpeza, os produtos e equipamentos que deverão utilizados e os responsáveis por cada tipo de limpeza.
As tarefas devem ser colocadas em fichas onde constem os procedimentos operacionais para cada uma delas. Essas deverão ter uma periodicidade estabelecida segundo a utilização de cada espaço e a quantidade de sujeira, levando em consideração a jornada de trabalho dos funcionários.
Riscos para as empresas que não prezam pela higiene
Organizações que não realiza a limpeza do ambiente com a frequência necessária correm alguns riscos, os quais certamente vale a pena evitar. Entre eles estão a proliferação de doenças entre os colaboradores e consequentemente faltas, queda na qualidade de vida, redução da motivação e da produtividade, depreciação de equipamentos e custos com manutenção ou compra de novos materiais. Isso, como é possível supor, onera os custos, influência os resultados e prejudica a rentabilidade.
Como você comprovou, a limpeza do ambiente de trabalho é um processo que precisa ser cuidado com atenção em função de uma série de benefícios e, portanto, é importante que seja bem administrada.
Viu como manter a limpeza em dia pode torna sua empresa com funcionários mais felizes e produtivos? Mantenha também a segurança dos colaboradores e da instituição, veja como funciona um projeto eficaz de prevenção contra incêndio.
Compartilhe
Sobre
Atuando desde 1986 com ética, transparência e responsabilidade social no mercado de segurança, monitoramento de alarme e imagens, conservação e limpeza, o Grupo Pro Security está entre as maiores empresas de segurança patrimonial da Grande São Paulo.
Matéria Relacionada
Deixe um comentário Cancelar resposta
You must be logged in to post a comment.