Função de porteiro: conheça as atribuições desse profissional

Função de porteiro

A portaria de condomínios e empresas é o ponto principal para a segurança de pessoas e patrimônios. Local de entrada de moradores, visitantes e prestadores de serviços, a portaria é um dos pontos mais vulneráveis em edifícios, sendo assim a função de porteiro requer cuidados específicos par, em parceria com os moradores,  evitar ações criminosas.

O profissional responsável pela área deve ser extremamente qualificado para adotar os procedimentos corretos de acordo com as situações vivenciadas. O porteiro tem como função ser o principal responsável pelo controle e segurança inicial das instalações para garantir a ordem vigente.

A função do porteiro é organizacional e deve estar sempre preparado para agir de acordo com as normas estabelecidas e as instruções recebidas para a execução de suas tarefas dentro da portaria.

A comunicação da portaria com moradores é fundamental para manter a organização e identificar a entrada de pessoas que não residam no condomínio, como funcionários domésticos, prestadores de serviços e visitantes.

As principais funções dos porteiros em prédios se baseiam em três pilares: garantir a ordem do local; recebimento de correspondências; e controle acesso de pessoas e veículos.

O profissional que exerce a função de porteiro é responsável por:

– Orientar a entrada de pedestres e veículos:

A portaria é o ponto inicial para a entrada em edifícios comerciais e residenciais. O porteiro deve averiguar e instruir visitantes no momento de acesso e guiá-los para o local adequado.

– Averiguação da entrada e saída de pessoas:

Identificar visitantes e garantir seu ingresso e regresso do local durante sua estadia nas instalações.

O porteiro é quem autoriza a entrada e saída de pessoas, apenas após a confirmação da identidade de visitantes e confirmação de moradores que o acesso pode ser liberado.

– Recebimento de correspondências:

Todas as correspondências são entregues na portaria e cabe ao porteiro realizar uma triagem e entregar ao destinatário correto.

– Atendimento ao interfone:

O interfone é a conexão do porteiro com os moradores e ele deve ser utilizado para entrar em contato com os residentes.

– Cumprir as ordens do zelador e reportar as reclamações:

O porteiro é os olhos e os ouvidos dos zeladores. As reclamações devem ser passadas para o zelador tomar as providências necessárias.

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