Vamos falar de Facilites? Saiba o que é e os serviços mais procurados

Facilities Saiba o que são facilities e quais são os serviços.

Para quem tem uma empresa e sabe quantos processos são necessários para mantê-la saudável, qualquer facilidade é bem vinda, não é mesmo? E é disso que tratam as Facilities, mercado que, segundo levantamento da Engebanc Real State, movimenta aproximadamente R$100 bilhões ao ano no Brasil, onde também é conhecida como prestadora de serviços ou empresa de terceirização.

Mas afinal, do que se tratam e porque trazem números tão impressionantes? As Facilities se tratam de serviços prestados a empresas por mão de obra terceirizada, com o objetivo de otimizar atividades e tornar o dia a dia mais eficiente.

Essas empresas, que atuam em diversas áreas, as quais mostraremos a seguir, foram crescendo no Brasil juntamente à concorrência, a qual impeliu as empresas a se preocuparem mais com as atividades-fim, para não perderem a eficiência, e delegarem as outras para profissionais especializados.

Além de atuarem como apoio dentro das organizações, as Facilities ainda proporcionam uma grande redução de custos.

Serviços mais procurados

Em um mercado em alta, existem inúmeros serviços oferecidos, mas listaremos a seguir aqueles os procurados pelas empresas:

Limpeza e conservação

Como o bem-estar dos clientes é prioridade (quando não obrigação) de algumas organizações, as Facilities voltadas à limpeza e conservação são uma das mais procuradas. Normalmente, elas oferecem os profissionais e também todos os equipamentos necessários de acordo com o local. O serviço pode ser feito para inúmeros setores, entre elas o hospitalar e o industrial.

Segurança e portaria

Em função do grande aumento no número de condomínios residenciais e corporativos nos últimos anos, também começaram a ser requisitadas empresas terceirizadas que ofereçam o serviço de segurança e portaria. Nesse caso, os profissionais já são treinados e capacitados para a função e conseguem se adaptar a diferentes sistemas.

Jardinagem

“A primeira impressão é a que fica”. Isso, sem dúvidas, vale muito para as empresas. E as Facilities voltadas à jardinagem ajudam nesse sentido. Elas realizam cortes, podas, plantios e tudo o mais relacionado ao paisagismo.

Manutenção

Seja em condomínios residenciais ou corporativos, a necessidade de manutenção preventiva e emergencial é constante. E, como o tempo se tornou precioso, as empresas terceirizadas nessa área vêm sendo cada vez mais procuradas. Elas oferecem diversos serviços, como os ligados à elétrica e hidráulica.

Recepção

O bom atendimento ao público, sem dúvidas, é um dos requisitos mais importantes para o bom andamento de uma empresa. E, para garantir que os profissionais sejam gentis, educados e cordiais como devem ser, muitas vezes os gestores optam por contratar empresas terceirizadas que já disponibilizam profissionais treinados e que possuem experiências em suas funções. Alguns exemplos são porteiros, recepcionistas e telefonistas.

O que saber antes de contratar Facilities?

Se você está interessado em contratar uma empresa de Facilites, antes de fechar negócio é verificar alguns requisitos. Saiba quais são eles:

  • no momento em que se decide contratar, a primeira providência deve ser verificar o volume de serviços e, com isso, os profissionais necessários para a sua empresa;
  • pesquise por opções, peça indicações e depois faça um levantamento sobre o local, com dados como histórico, idoneidade, clientes e certificações;
  • leia atentamente o contrato de serviços para se certificar que o que foi tratado realmente está sendo oferecido;
  • depois de escolhida a empresa de Facilities, é importante verificar, sempre que possível, como está o andamento do trabalho e se ele está sendo satisfatório.

Como dissemos no início desse artigo, contratar Facilities nos dias de hoje significa ter mais tempo para se dedicar ao que realmente é importante em uma empresa. E, em tempos de crise e alta concorrência, isso se torna cada vez mais necessário.

Gostou do nosso artigo? Quer mais informações sobre esse e outros assuntos? Então não deixe de seguir as nossas redes sociais!

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.