Como deixar o imóvel seguro para a morada de idosos

imóvel seguro para idosos

Chegar à terceira idade é um privilégio, mas para que os dias possam ser vividos com tranquilidade é preciso algumas adaptações. Entre elas está a adaptação para que o imóvel seja seguro ao idoso, alguns objetos comuns à casas de jovens e adultos podem oferecer risco, por isso, ajustes que facilitem a rotina do idoso e previnem quedas e acidentes são importantíssimos.

Dicas para imóvel seguro para idosos

Piso

Para evitar quedas, por exemplo, o uso de pisos antiderrapantes é fundamental. Além disso, é preciso se atentar à posição dos tapetes da casa já que, quando mal colocados, podem resultar em escorregões ou tropeços, gerando hematomas ou até mesmo fraturas, e esses devem ser sempre com antiderrapantes também.

 

Imóveis

É preciso um cuidado especial também em relação aos imóveis para que 0 imóvel seja seguro ao idoso.  Assim como para as crianças, os itens com bordas arredondadas são mais seguros e, no caso dos sofás e poltronas, deve-se evitar espumas muito macias e assentos muito baixos, já que ambas as características exigem mais esforço da coluna na hora de sair. A cama deve ter altura adequada ao morador e o colchão a densidade que permite o conforto, mas que não dificulte o momento de levantar.

 

Outro detalhe é evitar móveis que estejam fora do alcance visual, como cômodas,  centro de mesas, vasos, pufes, etc. Onde há idosos ambientes com áreas de passagem mais limpas, são mais recomendados.

 

Iluminação

A iluminação também merece uma atenção especial, lâmpadas que clareiem bem o ambiente contribui para melhor visibilidade, mas também para o bem-estar do idoso. Além disso, é importante que os interruptores estão em uma altura e local de fácil acesso e, para facilitar, em alguns ambientes são recomendados inclusive o uso de sensores de presença. Nos quartos, inclusive, é recomendado que além do interruptor próximo a porta, seja instalado ao lado da cama.

 

Acessórios para um imóvel seguro para idosos

Por fim, de acordo com os especialistas, o uso de alguns acessórios também facilitam a rotina do morador, além de tornar o ambiente mais seguro e confortável. Um bom exemplo são as barras de apoio para o banheiro e os elevadores de assento sanitário com apoio, desenvolvidos especialmente para idosos.

 

Dessa forma é possível garantir uma diminuição dos riscos e uma melhor qualidade de vida aos idosos.

 

Segurança

Caso o idoso more sozinho e em casas de ruas, serviços de monitoramento e alarme também são recomendados, uma vez que, pessoas mal intencionadas podem ser aproveitar da fragilidade característica da idade para praticarem atos criminosos, principalmente, na entrada e saída do imóvel

 

Para  saber mais sobre os benefícios de serviços de monitoramento e o que avaliar antes de contratar, clique aqui

 

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.